Impacto da variante Delta na economia deve ser limitado

26 de agosto de 2021 às 0h15

img
Economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane | Crédito: REUTERS/Gary He

Frankfurt – A variante Delta da Covid-19, de rápida disseminação, deve ter um impacto limitado na economia da zona do euro, que permanece a caminho de um crescimento robusto neste ano e no próximo, disse o economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, ontem.

Com a Delta se espalhando pelo mundo, ações sofreram liquidação na semana passada em meio ao temor de que a variante pudesse prejudicar a recuperação mundial da pandemia e forçar os governos a reintroduzir medidas de restrição.

Mas Lane foi mais otimista e argumentou que uma campanha de vacinação avançada e medidas de saúde pública reforçadas estão fazendo da Europa uma exceção, enquanto outros países enfrentam novas pressões sob seus sistemas de saúde devido ao aumento de infecções.

“O fato dela (Delta) não ter exigido medidas mais amplas e de as medidas localizadas terem sido razoavelmente eficazes indica que, em termos econômicos gerais, o impacto é bastante limitado até agora”, disse Lane à Reuters em entrevista.

Essa resiliência, junto a um segundo trimestre melhor do que o esperado, significa que o crescimento permanece na trajetória observada em junho, quando o BCE publicou as projeções econômicas pela última vez, acrescentou Lane.

O BCE prevê um crescimento de 4,6% neste ano e uma expansão de 4,7% em 2022.

“Eu diria que não estamos muito longe do que esperávamos em junho para o ano todo”, disse Lane. “É um cenário razoavelmente bem equilibrado.”

Mas Lane também alertou sobre os crescentes problemas que provavelmente restringirão a expansão.

“Parece que os gargalos serão mais persistentes do que o esperado”, disse ele. “Também há alguma moderação na economia mundial, o que é natural. E a variante Delta, embora tenha um impacto mais limitado do que as ondas anteriores continua sendo um empecilho.”

Com a economia se recuperando rapidamente, algumas autoridades defendem uma discussão sobre como encerrar o Programa de Compras de Emergência da Pandemia do BCE, de 1,85 trilhão de euros.

No entanto, Lane rejeitou esses pedidos dizendo que com o esquema de estímulo definido para durar até o final de março, no mínimo, é muito cedo para iniciar essa discussão agora. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail