Pesquisa aponta empate entre candidatos à presidência do Chile

17 de dezembro de 2021 às 0h20

img
Gabriel Boric e José Antonio Kast disputam comando do país | Crédito: Elvis Gonzalez /Pool via REUTERS

Santiago – O candidato presidencial chileno de extrema-direita José Antonio Kast e o esquerdista Gabriel Boric parecem estar empatados entre eleitores prováveis, às vésperas do polarizado segundo turno da eleição do país no próximo domingo, segundo uma pesquisa vista pela Reuters ontem.

Kast, que levou uma maioria parcial no primeiro turno em 21 de novembro, tem 48,5% das intenções de votos, à frente de Boric, com 48,4%, segundo uma pesquisa com 2.218 potenciais eleitores conduzida pela consultoria AtlasIntel.

Quando votos não válidos são retirados da conta, cada candidato fica com 50% dos votos.

Pouco mais de 15 milhões de chilenos podem votar nas eleições de domingo. No primeiro turno, Kast, um parlamentar conservador, teve 27,9% dos votos, e Boric, 25,8%.

As primeiras pesquisas de opinião após o primeiro turno favoreceram o político de esquerda e ex-líder de movimento estudantil Boric em vários pontos, mas essa vantagem foi reduzida nos últimos dias.

Em uma pesquisa anterior da AtlasIntel, que entrevistou 2.692 prováveis eleitores no começo de dezembro, Boric liderava com 41% contra 38,7% de Kast, ou por 51,5% contra 48,5% de Kast considerando apenas votos válidos. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail