Itatiaia

Como a rejeição histórica a Messias para o STF pode impactar nas eleições em MG

Preterido inicialmente por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em prol do Advogado-Geral da União, Rodrigo Pacheco (PSB), que é tido como pré-candidato ao Palácio Tiradentes, passa a ser uma nova peça no jogo político
Como a rejeição histórica a Messias para o STF pode impactar nas eleições em MG
Foto: José Cruz / Agência Brasil

A rejeição ao nome de Jorge Messias, no Senado Federal, para o cargo vago no Supremo Tribunal Federal (STF) pode mexer no tabuleiro político em Minas Gerais. A derrota do escolhido pelo presidente pode levar o senador mineiro a ser indicado para a Alta Corte. Pacheco, que tem melhor trânsito no Senado e chegou a presidir a Casa, vira uma opção para Lula estancar a crise inédita desde a redemocratização – há 132 anos um indicado para o Supremo não é rejeitado no Brasil.

Leia a matéria completa

Zema diz que rejeição a Messias foi um ‘basta à politização do STF’

O ex-governador Romeu Zema (Novo) comemorou em suas redes sociais a rejeição ao nome do ex-advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Zema postou um vídeo soltando foguetes para comemorar a derrota do governo Lula e afirmou que a votação é um recado ao STF. “Golaço do Brasil! Um basta à politização do STF! Um basta ao comportamento vergonhoso de ministros! Um basta às perseguições! Vamos acabar com a farra dos intocáveis!”, escreveu o ex-governador.

Leia a matéria completa

Veja a repercussão da derrota de Messias na imprensa internacional

A rejeição da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Senado por 42 votos a 34 nessa quarta-feira (29) foi destaque na imprensa internacional. O advogado-geral da União indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisava de ao menos 41 votos. A votação no plenário da Casa Alta foi realizada depois de oito horas de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No colegiado, o placar foi de 16 votos favoráveis a 11.

Leia a matéria completa

Conteúdos publicados neste espaço não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos/das autores.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas