Usuários já podem negociar valor de corrida no 99

Ferramenta está disponível em mais de 800 municípios brasileiros

8 de novembro de 2023 às 0h25

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Leonardo Japur: proposta deu certo dentro do propósito dela | Crédito: Divulgação 99

Os usuários do 99 no Brasil, controlado pela Didi Chuxing, gigante chinês de transporte por aplicativo, já podem negociar os valores das corridas. A nova modalidade do app de mobilidade, o ’99Negocia’, permite que passageiros e motoristas flexibilizem preços mediante interesses pessoais. A ferramenta já está disponível em mais de 800 municípios brasileiros.

“Isso é parte do esforço que estamos fazendo para tentar trazer um pouco de inovação e oferecer mais opções e um portfólio mais completo para nossos motoristas e passageiros regulamentados”, informou o diretor de estratégia e novas categorias da 99, Leonardo Japur.

Depois de quase um ano em fase de testes em municípios de pequeno e médio portes e algumas capitais, a 99 expande a modalidade para grande parte do País, movimento que começou em setembro deste ano e, agora, chega à capital mineira. O serviço permite que usuários e condutores determinem, em comum acordo, um preço justo para a viagem. 

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Para Japur, a flexibilidade para atingir o preço justo é a maior vantagem do novo produto. “A ferramenta permite ao usuário vantagens caso ele tenha pressa, permitindo a ele negociar um valor mais alto e conseguir um carro mais rápido, assim como preços mais baratos para aquele que tem tempo e prefere economizar”, explica Japur. Da mesma forma, permite ao motorista que queira faturar, optar por corridas mais caras ou fazer mais baratas e ganhar no volume com tarifas mais baixas. 

A empresa já possui o serviço funcionando em 800 municípios e até em grandes cidades do País, mas, agora, está ampliando de forma mais robusta e completa. A ferramenta chegou em outubro no Rio de Janeiro (RJ), este mês em Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) e, no final de novembro, estará em São Paulo (SP).

De acordo com Japur, analisando as cidades onde o serviço já funciona, a proposta deu certo dentro do propósito dela. Ele explica que a modalidade 99Pop continua sendo a categoria principal, “mas percebemos claramente que existe o nicho, e que em alguns casos e alguns perfis de usuários, a modalidade se encaixou muito bem, o que fez sentido ampliarmos para o Brasil inteiro”, explicou. A empresa não abre o número e nem o percentual de usuários da nova modalidade, mas garante que é um sucesso quando chega às cidades.

Para os motoristas que optarem pelo 99Negocia, a taxa paga para a empresa é diferente da modalidade 99Pop. O diretor explica que na 99Pop a taxa varia de acordo com uma série de algoritmos e condições, já no 99Negocia, a taxa é fixa e, neste momento promocional, R$ 0,99. “Então, se o motorista fizer uma corrida de R$ 20, ele ganhará R$ 19,01 na modalidade 99Negocia, recebendo praticamente todo o valor da corrida”, comenta Japur. 

Nas modalidades tradicionais, a taxa mais alta é de 11%. “É uma taxa que a gente entende que é bem competitiva e bem atrativa para o motorista. E que permite em várias situações que o passageiro pague menos e o motorista ganhe mais”, diz.

Em Minas, o novo serviço já está disponível em outros municípios como Uberaba e Alfenas, e está previsto para chegar a Sete Lagoas. Toda a ampliação, de acordo com Japur, é resultado de um marco da empresa, que este ano expandiu sua presença em 106%, se consolidando como o único aplicativo de mobilidade presente em mais de 3.300 municípios brasileiros e tornando-se líder em cobertura territorial no País em quatro e duas rodas.

O novo serviço também permite que os usuários usufruam de diversas formas de pagamento, incluindo Pix, dinheiro, cartão de crédito, débito e saldo da 99Pay, a carteira digital da 99, de forma conveniente para todos os envolvidos.

Crédito: Reprodução/99

Corrida via 99Negocia

Para solicitar uma corrida da categoria nas cidades em que ela já está presente, o passageiro deve acessar normalmente o app da 99 e colocar o endereço de destino. Em sequência, o 99Negocia vai aparecer entre as opções disponíveis, já com um valor sugerido e botões que permitem ao passageiro alterar o valor.

O passageiro pode seguir com o preço sugerido ou fazer uma oferta. Após a confirmação, os motoristas recebem a chamada e podem avaliar as informações do solicitante e da viagem, além de fazer uma contraproposta seguindo a necessidade do motorista. Se não houver acordo, o passageiro pode solicitar outro veículo.

Como os valores são pré-negociados, a categoria não permite mudanças de rota ou desvios durante o trajeto. Além da nova modalidade de viagens, os motoristas parceiros e os passageiros continuam tendo à disposição todas as outras categorias da empresa, como 99Pop e a 99Plus.

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