BH ganha empresa de consultoria em gestão para negócios da área da saúde

14 de junho de 2019 às 0h02

Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais são consideradas polos de saúde e atraem profissionais e pacientes de todo o Brasil. Historicamente, a Capital, desde a sua fundação no fim do século 19, mostrou sua vocação ao ser considerada um importante centro de tratamento da tuberculose. Na época, a doença, em muitos casos, fatal, era considerada uma verdadeira praga.

De lá para cá, as escolas do campo da saúde, assim como hospitais e outros estabelecimentos de apoio, cresceram e se consolidaram e cada vez mais médicos, dentistas e outros profissionais têm dado vazão ao espírito empreendedor e criado seus próprios negócios no setor. A maior dificuldade, porém, é fazer a gestão dos novos negócios. Extremamente capacitados nas suas respectivas áreas de atuação, boa parte deles não tem nenhuma formação ou experiência em gestão.

Atentos a esse quadro, os empresários Henderson Rossi, fundador e sócio-diretor da Strategie Consultoria em Gestão; César Lima, sócio-diretor da mesma empresa, e André Pataro, proprietário da Pataro Mentoring e Pataro Clínica Odonto Facial, criaram a STG Health. Assim, a nova empresa aproveita o know-how e a expertise das empresas Strategie Consultoria em Gestão e Pataro Mentoring – que já são consolidadas no mercado.

“Os desafios desses empreendedores são muitos e já começam na concepção do negócio. Na maioria das vezes eles são movidos pela vontade, mas não fazem a modelagem adequada. Assim o profissional acaba trabalhando demais sem alcançar a conversão dos resultados esperados. Ele precisa saber o que quer e o que o mercado precisa. Muitas vezes a visão técnica muito apurada que eles têm acaba turvando a visão de gestão. É aí que a gente entra”, explica Rossi.

Parte dos clientes que já acionaram a STG Health era atendida pela Strategie Consultoria em Gestão ou pela Pataro Mentoring e buscaram um trabalho de consultoria ainda mais especializado. A sinergia entre as três empresas gerou uma equipe multidisciplinar que ainda deve crescer. Todos os consultores passam por capacitação dentro da empresa.

“O nosso principal investimento foi na formação da equipe e na adaptação da metodologia da Estrategie, nos valendo de toda a expertise dela e da Pataro. Ainda estamos selecionando consultores. Esse é um ponto muito importante porque consultoria não é instinto. Para ser consultoria é necessário experiência e metodologia. Não existe uma receita para resolver todos os casos. Por isso praticamos a consultoria intervencionista. Nós vamos para dentro da empresa implantar o projeto”, destaca o sócio da STG Health.

Mesmo estando em um mercado tão promissor, o empresário já projeta a expansão da STG Health para o exterior. No próximo semestre, a Strategie Consultoria em Gestão abre sua primeira unidade em Portugal. A STG segue com ela como um braço da primeira empresa.

“Já em 2020, a STG deve ter sua própria estrutura em Portugal e atender toda a Península Ibérica. Os mercados português e espanhol têm muita semelhança com o mercado brasileiro. Há um gap de gestão que complica a vida dos profissionais da saúde que querem empreender e nós temos a metodologia que pode ajudá-los”, completa o empresário.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail