Biomm lançará remédios para tratamento de câncer no País

8 de junho de 2019 às 0h16

img
Crédito: Divulgação/Biomm

Localizada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Biomm vai lançar no Brasil dois produtos para os tratamentos de diabetes e de câncer de mama. Os novos medicamentos já foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e serão importados de indústrias parceiras nos Estados Unidos (EUA) e Coreia do Sul. Antes do lançamento, a empresa ainda precisa de autorização para comercialização na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). A meta da Biomm é lançar os produtos ainda em 2019.

De acordo com o CEO da Biomm, Heraldo Marchezini, esses serão os primeiros medicamentos que serão vendidos pela Biomm no Brasil. A empresa já concluiu, no fim do ano passado, a instalação de uma fábrica em Nova Lima para a produção de insulina humana recombinante. Mas a operação ainda depende de alguns trâmites, como a validação industrial e a certificação dessa validação junto à Anvisa. Enquanto a Biomm ainda não produz, ela desenvolve outra área de atuação, que é a distribuição e comercialização de outros medicamentos.

Um deles é a insulina Technosphere inalável Afrezza, que foi certificada pela Anvisa há uma semana. Ele será importado dos EUA por meio de parceria com a MannKind Corporation. De acordo com o CEO, o produto traz mais conforto e praticidade para o dia a dia dos pacientes adultos com diabetes mellitus justamente por ser inalável e não injetável. Trata-se de uma insulina de ação rápida para uso antes das refeições, que proporciona um melhor controle glicêmico.

Crédito: Divulgação

“Até então, a insulina era apenas injetável no Brasil. Essa será a primeira inalável. É um produto pensado para o uso prático dos pacientes: o aparelho é bem pequeno e cabe na palma da mão, então é muito discreto e não causa constrangimento no uso”, afirma o CEO. Segundo Marchezini, o produto é aprovado nos EUA desde 2015 e, portanto, já foi experimentado por três anos.

Outro medicamento que será vendido pela Biomm é o Herzuma, que foi certificado pela Anvisa no fim de maio e é para tratamento de câncer de mama. Ele será importado da indústria sul-coreana Celltrion Healthcare (CHTC), uma das líderes mundiais em biofarmacêuticos. Trata-se de um anticorpo monoclonal biossimilar que é capaz de bloquear a multiplicação das células afetadas pela doença sem atingir as células sadias.

O medicamento é indicado para o tratamento de câncer de mama do tipo HER2+, que representa cerca de 20% dos casos.

“Esse é um medicamento que será importante tanto no momento de diagnóstico precoce, quanto nos casos de metástase. No primeiro caso ele tem potencial de cura, que é não ter reincidência em menos de cinco anos. Já na situação de metástase, ele é mais eficiente que uma quimioterapia comum”, explica.

O CEO não abre números do investimento para a importação dos medicamentos e nem as metas de venda e faturamento. Mas, segundo ele, as perspectivas são otimistas, tendo em vista que trata-se de medicamentos inovadores no mercado de saúde.

“O Brasil tem 60 mil novos casos de câncer de mama por ano, além de mais de 12 milhões de diabéticos. Também temos indicadores que nos mostram que a população não tem acesso adequado aos tratamentos dessas doenças. Acreditamos que essas soluções que estamos trazendo podem melhorar o acesso a esses tratamentos”, afirma.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail