“Butequeiros” têm até 7 de maio para se deliciarem

Tradicional concurso Comida di Buteco tem Ervas e Especiarias como temática deste ano; pratos são fixos no valor de R$ 30

21 de abril de 2023 às 0h25

img
Crédito: Divulgação

Já virou tradição. Chega abril e os amantes de um bom petisco e uma cerveja gelada mal podem esperar para ter início o maior festival de bares e restaurantes familiares do Brasil. E pensar que tudo teve início em Minas Gerais. Foi em 2000 que a primeira edição do Comida di Buteco movimentou a boemia de Belo Horizonte. De lá para cá, o evento ganhou o País e, a capital mundial dos bares, cada vez mais participantes.

Tanto é que esta é uma edição de recordes, com o maior número de circuitos em todo o Brasil. Além das tradicionais cidades que já recebem há anos o evento, desta vez Londrina, Maringá, Blumenau e Joinville também estão com programação própria. São, ao todo, 24 circuitos espalhados por todas as regiões em mais de 45 cidades de Norte a Sul. O número de botecos participantes também está maior: mil! Apenas em Belo Horizonte são 95 estabelecimentos, outro recorde do concurso que elege o melhor petisco da cidade.

Neste ano, o festival começou no último dia 7 e vai até dia 7 de maio. Até lá, botequeiros de todo o Brasil poderão se deliciar com pratos a preço fixo de R$ 30 sob a temática Ervas e Especiarias.

“O tema escolhido faz parte da história humana e dos caminhos da culinária ao redor do mundo. As ervas e especiarias são utilizadas nas cozinhas de todo o País, possibilitam apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os botecos possam explorar e abusar da criatividade”, conta o diretor de Operações do Comida di Buteco, Filipe Pereira.

Filipe Pereira destaca o potencial de criatividade dos bares \ crédito: Divulgação

Outra novidade desta edição do concurso é a parceria com a Sympla, plataforma de eventos nacionalmente conhecida. No aplicativo, o público encontra com maior agilidade os botecos participantes.

E para quem fica esperando a festa de encerramento em que são conhecidos os vencedores do concurso, com direito a todos pratos e shows, que ficou famosa como Saideira, já há alguns anos que o formato mudou. Agora, a festa é restrita aos bares e restaurantes.

“É um momento de comemoração dos proprietários. Muitos reclamavam que além dos 30 dias de muito trabalho, ainda tinham que se desdobrar na Saideira. Por isso, mudamos o formato e tem sido o maior sucesso”, diz.

Dinâmica do concurso Melhor Boteco do Brasil

Durante o período do evento, o público e os jurados visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.  A cada edição, 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Desde 2016, o evento é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Boteco do Brasil. E em julho, em uma festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.

Caroline e mãe, do Koqueiros Bar, apostam no chambaril | Crédito: Rodney Costa/Divulgação

Participantes do Comida di Buteco

O Koqueiros Bar fica no bairro Sagrada Família, região Leste de Belo Horizonte, é muito conhecido pelos caldos e encontros de torcedores em dias de jogos. Esta é a décima edição do Comida di Buteco que eles participam.

Caroline Braytner, que administra o restaurante com sua mãe, conta que o festival funciona como segundo carnaval para a casa, em termos de fluxo e faturamento. “Vem gente de todos os cantos da cidade. É muito bom”, diz.

Para este ano, a aposta da casa é uma receita de chambaril, que nada mais é que o ossobuco do boi, refogado acompanhado de polenta cremosa de milho com queijo. E o sucesso tem sido tão grande que, conforme Caroline Braytner, a casa já está em busca de mão de obra temporária para auxiliá-los no período do festival.

A lista completa dos bares e restaurantes participantes desta edição você confere no site https://comidadibuteco.com.br/category/butecos/. Programe-se e não deixe de conhecer as delícias que só os botecos de Belo Horizonte têm!

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail