Carnaval: 5 dicas para bares e restaurantes venderem mais

Confira 5 dicas do Sebrae para o setor de bares e restaurantes, além de orientações específicas para food trucks e delivery

5 de fevereiro de 2024 às 5h01

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Crédito: Fábio Alves / Unsplash

O Carnaval movimenta a economia em vários setores e segmentos. Um dos que mais se beneficiam da data é o setor de bares e restaurantes, que, neste ano, deve faturar 15% a mais que na folia do ano passado, segundo estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, a expectativa otimista é impulsionada por alguns fatores, com destaque para o crescimento no número de empregos e a melhoria nos indicadores econômicos, com a redução da inflação e das taxas de juros.

“Com uma renda disponível mais robusta, as pessoas demonstram uma propensão maior para viajar e gastar durante o Carnaval. Essa é uma tendência que se reflete em todo o turismo e que vem trazendo projeções otimistas para o ano”, destacou.

A analista de Competividade do Sebrae Nacional e especialista no segmento, Mayra Viana, vê oportunidades para mercados específicos, de olho no consumo de cerveja no período:

“Microcervejarias artesanais, distribuidoras de bebidas, empresas que oferecem chopeiras em casa devem buscar se conectar com seus clientes, porque tem muita gente que vai preferir reunir os amigos em casa ou em local privado. Ter processos de delivery e divulgar promoções nas redes sociais são essenciais”, lembra.

Bares e restaurantes - copo grande de cerveja ou chopp | Crédito: Engin Akyurt / Unsplash
Serviços de delivery de cerveja podem fazer sucesso no Carnaval | Crédito: Engin Akyurt / Unsplash

Embora as bebidas alcóolicas estejam entre os itens mais consumidos, vale lembrar que água e gelo também são muito procurados. Por isso, é importante que os empresários que atuam no setor estejam prontos para atender à demanda dos clientes que buscam se hidratar. Um diferencial é oferecer copos que mantêm as bebidas geladas.

A dica da especialista para os os empreendedores de food trucks é que eles façam adaptações no atendimento, oferecendo mesinhas e cadeiras para os foliões. Também é uma boa ideia disponibilizar embalagens mais apropriadas para quem quer comer enquanto aproveita os festejos.

Veja, a seguir, mais 5 dicas coletadas pelo Sebrae com especialistas, para que os bares e restaurantes vendam mais durante o Carnaval.

Como bares e restaurantes podem vender mais no Carnaval

1. Crie um cardápio temático

Adapte seu cardápio para refletir o clima festivo do Carnaval. Introduza pratos e bebidas temáticas que estejam relacionados à cultura e tradição carnavalesca. Isso pode atrair clientes em busca de experiências diferentes e divertidas.

2. Faça promoções exclusivas

Crie promoções e descontos exclusivos para o período do Carnaval. Isso pode incluir combos de alimentos e bebidas, happy hours estendidos ou ofertas especiais para grupos. Certifique-se de promover essas ofertas em suas redes sociais e através de materiais de marketing no local.

Bares e restaurantes - grupo de amigos bebendo cerveja | Crédito: Giovanna Gomes / Unsplash
Promoções podem ser atraentes para foliões durante o Carnaval | Crédito: Giovanna Gomes / Unsplash

3. Faça uma decoração carnavalesca

Decore seu estabelecimento com temas carnavalescos. A atmosfera festiva pode atrair clientes que buscam um local animado e divertido para celebrar. Use cores vibrantes, adereços e enfeites relacionados ao Carnaval para criar um ambiente festivo.

4. Organize eventos especiais e entretenimento

Organize eventos ao vivo, como shows de música ao vivo, DJs ou performances temáticas de Carnaval. Isso não apenas atrai um público mais amplo, mas também cria uma atmosfera animada que incentiva as pessoas a permanecerem mais tempo em seu estabelecimento.

5. Faça parcerias locais

Colabore com outras empresas locais para criar promoções conjuntas. Isso pode incluir parcerias com fornecedores de alimentos, empresas de entretenimento ou lojas de artigos festivos. Aumentar a visibilidade através de parcerias pode atrair novos clientes para o seu estabelecimento.

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