A Icon Energia planeja implantar 15 usinas solares até 2022 | Crédito: Divulgação

Minas Gerais tem se tornado mesmo referência quando o assunto é energia renovável. Agora é a vez da Icon Energia construir fazendas solares no Estado, aproveitando a combinação de boa incidência solar com conexões energéticas, terrenos planos e baixo custo. O planejamento prevê a criação de cerca de 15 usinas fotovoltaicas até 2022, com investimentos superiores a R$ 120 milhões e um total de capacidade instalada de 50 megawatts-pico (MWp).

Três delas já estão em implantação, sendo uma no Norte do Estado, outra no Triângulo, e mais uma no Centro-Oeste de Minas. Mediante aportes de R$ 60 milhões e potência 15 MWp, a previsão é que entrem em operação no início do ano que vem.

Além disso, outro projeto está programado para ser implantado em 2021, mediante volume de recursos semelhante e o restante até 2022.

As informações são do sócio-diretor da Icon, Marcio Malamud. Ele e o também empresário Angelo Bergamini ingressaram recentemente no setor de geração distribuída e optaram por iniciar os aportes em Minas Gerais.

“Possuímos um projeto semelhante para Goiás, mas que será implementado após a conclusão das fazendas solares mineiras. Optamos por iniciar pelo Estado, por diferenciais como boa incidência solar, disponibilidade de conexões energéticas, terrenos planos, baixo custo e a própria maturidade do mercado”, ressaltou.

Ainda conforme o empresário, o foco da empresa será atender condomínios e pequenos estabelecimentos comerciais, principalmente no interior do Estado. Para isso, nos próximos meses será criado um novo braço da empresa: a Icon Service, que se especializará na construção de usinas fotovoltaicas com plataforma própria para vendas, atendendo assim um outro nicho no mercado.

“Estamos nos organizando em uma espécie de hub. A ideia é fazer elo na geração distribuída. Todo pequeno negócio que desejar investir no setor terá condições facilitadas e ágeis de fazer por meio da ferramenta. Pretendemos oferecer o melhor no segmento, por meio de parcerias e soluções e ainda abrir portas para quem quer empreender com segurança através da Icon Service”, explicou.