Insumos sustentáveis são o trunfo da Urbô

Empresa de Divinópolis, Centro-Oeste de Minas, faturou R$ 9 milhões em 2021 e almeja crescer 20% este ano

20 de maio de 2022 às 0h27

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Esse sempre foi o posicionamento que gostaríamos para a marca, disse Matheus Menezes | Crédito: Thyago Rodrigues

Criada em 2016, a Urbô, marca de moda masculina sediada em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, se manteve firme durante a pandemia. Na contramão da indústria do vestuário, que vinha acumulando perdas de cerca de 30% durante os últimos dois anos, segundo a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a empresa faturou R$ 9 milhões em 2021 e almeja crescer 20% este ano.

A aposta em uma moda responsável, que gerou desconfianças no início, se mostrou acertada. De acordo com um dos sócios-fundadores, Matheus Menezes, a marca acredita no posicionamento de oferecer ao mercado peças feitas a partir de matérias-primas sustentáveis, como borra de café, cânhamo e fibra de banana, exigindo a máxima qualidade.

“Tivemos a visão de um mercado futuro. Esse sempre foi o posicionamento que gostaríamos para a marca. Ainda é muito caro sustentar esse tipo de produto. Ainda tem itens subsidiados pela Urbô, mas já começamos a entrar em um período de transição. Os preços dos insumos sustentáveis não subiram na mesma proporção que o preço dos comuns. Após a reabertura, as tecelagens tiveram muita dificuldade para conseguir insumos. Fábricas que não aproveitavam rejeitos passaram a fazer isso, o próprio algodão que vinha de fornecedores globais passou a ser fornecido por pequenos fornecedores – mais próximos e orgânicos. Com isso, diversos fornecedores estão entrando e ampliando  o portfólio para o mercado de moda sustentável”, explica Menezes.

Atualmente a marca é distribuída por 300 varejistas multimarcas, que levam a Urbô para 15 estados Brasil, além de inúmeros consumidores on-line que navegam pelo e-commerce da marca. São quase 46 mil seguidores no seu perfil no Instagram – uma das principais portas de entrada para novos clientes de qualquer segmento atualmente.

A meta para o ano que vem é lançar um modelo de loja própria voltada para o público final. Atualmente os shows rooms são voltados para as multimarcas, em um modelo B2B. A expansão será por meio do sistema de franchising e a formatação está em andamento. Já a fabricação de peças de moda sustentável femininas não deve começar antes de 2025, mesmo que esse seja um desejo de muitos parceiros.

“Sempre fomos perguntados sobre franquias, mas achávamos que era necessário consolidar nossa experiência e nossos propósitos. Para levar esse plano em frente buscamos um investidor que tenha um perfil compatível com o nosso e entenda que o retorno não virá imediatamente. Estamos diante de um mercado que cresce rapidamente mas que ainda é novo e exige cuidados”, pontua.

Para suportar esse crescimento a empresa centralizou as operações em uma sede única, no centro de Divinópolis. Em uma área total de 1.800 m2, reúne toda a empresa promovendo maior integração entre os 135 funcionários diretos e indiretos que trabalham no local.

Enquanto o lado comercial segue no planejamento de novos canais de distribuição, o lado industrial investe em pesquisa e desenvolvimento de uma moda sustentável, inclusive em parceria com grandes tecelagens.

“Empresas importantes, como a Vicunha, têm chamado as marcas para dialogar. Os recursos naturais já não estão tão disponíveis como antes. Os distúrbios climáticos já estão acontecendo e afetando as áreas de plantio. Já tem tecelagem substituindo o algodão pelo cânhamo, que tem um plantio muito mais sustentável. Fizemos o lançamento para o atacado um produto inovador que deve chegar para os consumidores em julho. É um produto com tecnologia poli-higiênica, com uma enzima de prata. Com ela, que é antiodor, o produto pode ser menos vezes lavado. Isso dá sustentabilidade do início ao fim da cadeia, da fabricação ao uso da roupa”, completa o sócio-fundador da Urbô.

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