Mineira Mexerico aposta no Carnaval para se consolidar no mercado de bebidas RTDs
A marca mineira Mexerico planeja utilizar o Carnaval de Belo Horizonte deste ano para se consolidar no segmento de bebidas prontas para consumo, ou ready to drink (RTDs). A empresa projeta a comercialização de 100 mil latas ao longo do período de folia. Além disso, a empresa deverá investir cerca de R$ 500 mil na ampliação da produção em 2026.

A co-fundadora e sócia da Mexerico, Maíra Colares, destaca que o foco da fabricante está no desenvolvimento da marca e na criação de um público consumidor fidelizado. Ela ainda garante que todos os recursos obtidos com as vendas das bebidas serão reinvestidos no planejamento de consolidação da marca no mercado.
Até o momento, a empresa possui apenas um sabor de drinque pronto, feito de suco natural de mexerica e de maçã, cachaça branca mineira com um toque de limão capeta e uma pitada de hortelã, e sem adição de açúcar. A bebida teve um pré-lançamento realizado em novembro do ano passado, com a participação de especialistas da área e demais convidados.
Após o evento, foi realizada uma pesquisa com os participantes, que demonstrou que 93% dos entrevistados recomendariam a nova bebida para outras pessoas. Além disso, 85% dos respondentes avaliam que a ausência de açúcar adicionado é um grande diferencial de mercado.
Foco no mercado de Belo Horizonte
A empresária destaca que a empresa irá iniciar a comercialização da bebida em latas nesta semana. Até então, o produto estava sendo vendido apenas em copos no Bar Cangote das Gerais, localizado no Mercado Novo, no Centro de Belo Horizonte.
O objetivo da Mexerico, segundo Maíra Colares, é comercializar o produto em distribuidoras, com foco em ambulantes, e em restaurantes e casas de café visando o público geral. A maioria dos pontos de venda estará localizada na capital mineira, com possibilidade de expansão nos próximos anos.
Para ela, o mercado belo-horizontino possui um público mais exigente, além de possibilitar o acesso a outros grandes mercados no Brasil. Além disso, a sócia fundadora avalia que, como a empresa está no início de suas operações, o mais correto a se fazer é concentrar os esforços em um mercado específico.
No entanto, a empresária ressalta que já surgiram interessados em levar a marca para outras cidades. A Mexerico poderá contar com pontos de venda em Sabará, na Grande BH, e também em Formiga, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A marca ainda possui um potencial parceiro para comercializar a bebida em São Paulo.
“Estes foram os pontos de venda que nos procuraram e nós achamos interessante iniciar a parceria, mas estamos investindo com mais força e prospectando em Belo Horizonte”, pontua.
Produção da Mexerico e estudo de mercado

Quanto à produção, a sócia fundadora da empresa explica que a bebida é feita em plantas terceirizadas e especializadas localizadas em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e na Capital. Além disso, ela ressalta que um dos quatro sócios possui vasta experiência em controle de qualidade no segmento de bebidas.
A empresa contratou a Universidade de Brasília (UnB) para realizar uma pesquisa de mercado, com o objetivo de descobrir mais detalhes sobre o que os consumidores buscam no segmento de bebidas prontas. A empresária relata que esse estudo contribuiu para o desenvolvimento da receita e a definição do processo de produção.
“Nós também contamos com uma consultoria especializada para o desenvolvimento da receita”, acrescenta.
Ao todo, foram oito meses de desenvolvimento para chegar a um sabor diferente do padrão do mercado, sem açúcar adicionado, utilizando apenas o doce das frutas presentes na receita, e com teor alcoólico equilibrado. “Nós optamos por gastar mais tempo nos testes de receita para chegar no ponto perfeito”, afirma.
- Leia também: Busca por estilo de vida saudável impulsiona venda de drinques prontos e bebidas sem álcool
De acordo com a empresária, os estudos fazem a bebida estrear no Carnaval com seu sabor já validado pelo público consumidor local, representando uma grande vantagem competitiva para a marca. Inclusive, Maíra Colares destaca que o slogan “A sua nova bebida favorita” surgiu após o produto receber diversos elogios de pessoas que consumiram o drink.
Nesse caso, o período de folia servirá para criar no público um novo hábito de consumo no pós-Carnaval. “Nossa expectativa é de que as pessoas experimentem a bebida, pois, temos a certeza de que, quando o público fizer isso, nós vamos ter uma grande alavancagem no mercado. Quem experimentar, vai gostar e se tornará nosso cliente”, declara.
Propostas da nova bebida

O objetivo é oferecer uma bebida com sabor cítrico e natural, sem adição de açúcar. Já a escolha pela mexerica, segundo Maíra Colares, se deu pelo gosto do belo-horizontino e pelo fato de ela oferecer um equilíbrio perfeito com o suco de maçã. No caso do limão e da hortelã, o objetivo era proporcionar um leve frescor à bebida.
Quanto à cachaça, Maíra relata que a escolha foi feita de forma cuidadosa, com a realização de vários testes com diferentes fornecedores de produtos certificados, visando maior segurança. A escolhida foi uma cachaça branca, de base mais neutra. Vale ressaltar que o estudo realizado apontou que 81% dos respondentes estavam dispostos a experimentar uma bebida RTD à base de cachaça.
“Inicialmente, nós estávamos com receio de utilizar a cachaça, mas após observar os resultados da pesquisa de mercado e encontrar a cachaça de base mais suave, nós tivemos a certeza de que era a escolha certa”, relembra.
A empresa não planeja lançar novos sabores nesta fase do projeto, uma vez que a versão atual possui grande aceitação do público consumidor. “Não faz sentido gastarmos nossas energias desenvolvendo outro sabor, sendo que este já possui grande potencial”, ressalta.
Publicidade Legal
Impresso
Ver outras datasDigital
- ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 16 DE SETEMBRO DE 2026 CONCESSIONARIA DO AEROPORTO DA PAMPULHA S.A.
- EDITAL DE CONVOCAÇÃO PETISCO & MARA S/A
Ouça a rádio de Minas