Programa usa cavalos na formação de lideranças

Treinamento da Equus Evolution foi desenvolvido em Belo Horizonte

7 de fevereiro de 2023 às 0h26

img
Thais Xavier e Cristiane Matias desenvolveram o treinamento em parceria com o Centro de Preparação Equestre da Lagoa | Crédito: Divulgação

Frequentemente utilizados para reabilitação física e psicológica de pacientes com diferentes enfermidades, os cavalos também podem contribuir para a formação e capacitação de lideranças corporativas. O programa Equus Evolution, desenvolvido em Belo Horizonte pela administradora de empresas Thais Xavier e pela psicóloga empresarial Cristiane Matias, em parceria com o Centro de Preparação Equestre da Lagoa (Cepel), na região da Pampulha, utiliza dos princípios da doma racional para fazer a leitura de pontos fortes e fracos dos líderes e melhorar a sua performance.

“É um treinamento vivencial, baseado na técnica do Ciclo de Aprendizado vivenciado. (CAV). A escolha do cavalo parte dos princípios da doma racional, que é baseada nos hábitos do animal. Na natureza, o cavalo escolhe o seu líder baseado nas ações dentro da manada. Ele te aceita como líder porque você faz parte da comunidade. Dessa forma, o homem precisa desenvolver comportamento de liderança com o animal”, explica Thais Xavier.

Em linhas gerais, o aluno é colocado em contato com o cavalo dentro do redondel de forma livre. Montar não é o objetivo. A partir disso, é pedido que ele faça algumas ações e, a partir da interação alcançada com o animal, é estabelecido o diagnóstico e feito o treinamento, que leva entre seis e oito horas, em média.

“O cavalo é um animal de grande sensibilidade e que, por ter seus sentidos muito apurados, responde rápido. O mesmo animal responde de maneiras diferentes aos mesmos comandos de pessoas diferentes, por isso ele possibilita o diagnóstico. A pessoa tende a repetir com o cavalo as mesmas posturas que tem na vida particular e corporativa. Essa é uma jornada de autoconhecimento e autoliderança”.

Prêmio

O treinamento pode ser feito em turmas abertas, com alunos que não se conhecem, ou em turmas fechadas por uma empresa. Em média são seis participantes por vez. O Equus Evolution recebeu o prêmio Ser Humano 2022, da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seção Minas Gerais (ABRH-MG), pelo trabalho realizado junto à Friopeças.

Um grupo de líderes da empresa de ar-condicionado e eletrodomésticos foi selecionado para participar desse treinamento, através da vivência com o cavalo dentro do redondel, com o objetivo de trabalhar os pontos positivos a serem desenvolvidos.

“O treinamento com cavalos pode ser levado para outras cidades. O importante é que exista um espaço adequado e que nós possamos conhecer os animais antes. Assim como os seres humanos, cada animal tem uma personalidade e nós precisamos conhecê-los para colocá-los com a pessoa certa. Uma pessoa que tem receio, precisa ficar com um animal mais dócil no começo. Já um animal mais impetuoso deve ser levado para uma pessoa de personalidade mais forte para um melhor resultado”, completa a administradora de empresas.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail