Negócios

Wabtec Corporation adquire Super Metal

A Wabtec é líder na indústria ferroviária e tem a visão de alcançar um sistema ferroviário de emissão zero nos EUA e no mundo
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Wabtec Corporation adquire Super Metal
Crédito: Reprodução

A Wabtec Corporation, fornecedora líder global de transporte ferroviário de carga e trânsito, com sede operacional em Contagem, na RMBH, adquiriu recentemente a Super Metal, empresa de soluções automatizadas de veículos e equipamentos para operações ferroviárias. A Super Metal é uma das principais companhias brasileiras no segmento de manutenção de vias do setor.

O negócio complementa a aquisição, pela Wabtec, da Nordco, em meados do ano passado, e acelera sua estratégia de expansão para mercados internacionais. A Nordco é uma fornecedora norte-americana de equipamentos novos, recondicionados e usados para a manutenção de ferrovias. A empresa, que agora pertence à Wabtec, também tem em seu portfólio outros produtos e serviços, como motores de vagões móveis e sistemas de detecção ultrassônica de falhas na ferrovia.

Já a Super Metal tem quase 30 anos de experiência no fornecimento de diversos veículos de manutenção e equipamentos automatizados. Isso inclui veículos para manutenção de trilhos e dormentes, bem como transportadores de vagões. A empresa também é especializada em usinagem, serviços, desenvolvimento e execução de projetos para o dia a dia das ferrovias em todo o Brasil.

E, embora o valor na negociação não tenha sido revelado, por questões estratégicas, o CEO da Wabtec, Danilo Miyasato, detalhou as expectativas e potenciais da operação. Conforme ele, a aquisição significa um importante passo para a manutenção do crescimento da Wabtec na América do Sul.

“A Super Metal traz complementação ao nosso portfólio, inclusive com aumento da capacidade produtiva local. É uma empresa especializada em locomotivas, o que nos fortalece ainda mais. Tivemos a aquisição da Nordco, mas ancorando as operações americanas e o nosso objetivo inclui a expansão internacional. Para isso, começamos a estudar outros mercados e vimos o potencial. O conhecimento de engenharia, a complementação do portfólio e a capacidade produtiva local foram fundamentais para a concretização do negócio”, revela.

Localizada em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, a Super Metal investiu mais de R$ 10 milhões em estrutura nos últimos anos. Conforme publicado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, galpão, maquinários, tecnologia, entre outras frentes foram contempladas.

A empresa é detentora de mais de 20 patentes. Entre as suas ações, está o aprimoramento e a ampliação da tecnologia de adaptação de veículos comuns e escavadeiras hidráulicas em veículos rodoferroviários. Além disso, conta com uma série de produtos considerados inovadores.

Para o presidente da Super Metal, Bernardo Zeferino, o negócio com a Wabtec “destaca uma vida inteira de trabalho de toda uma família e aumenta a capacidade da Super Metal de entregar soluções inovadoras ao mercado”.

Wabtec

A Wabtec é líder global de equipamentos, locomotivas e sistemas ferroviários. Conforme o CEO, um quinto de toda carga transportada no mundo é feita pela companhia. E todos os carros de passageiros também possuem alguma peça que passou pelo crivo da empresa.

“Estamos sediados nos Estados Unidos, mas presentes em 50 países, entre eles o Brasil. Cerca de 90% das operações da América Latina estão no País, onde temos duas plantas. Em Contagem o carro-chefe é a produção de locomotivas, embora tenhamos outros negócios, como a fabricação de portas para veículos de passageiros, manutenção e reparo de sistema de freios de vagões, montagem de equipamentos do sistema de sinalização e a manutenção pesada de locomotivas”, explicou Miyasato.

Já em Monte Alto (SP), o foco é no mercado de tecnologia de alumínio e sapatas de freios para locomotivas e vagões. Ao todo são 25 mil colaboradores. No Brasil são 1.200, dos quais 570 estão em Minas Gerais.

Sobre o autor

Mara Bianchetti

Editora do Diário do Comércio. Graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, com especialização em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo UniBH. Premiada entre os jornalistas mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marabianchetti/

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas