Tradicional lanchonete belo-horizontina, o Xodó, localizado na região Centro-Sul da Capital, pode ganhar novas unidades no ano que vem. A expansão, antes prevista para este exercício, foi adiada em função das restrições e impactos causados pela pandemia de Covid-19. Agora, com forte demanda não apenas no presencial, mas também no delivery, a marca pode virar uma rede, a depender do desempenho dos negócios em 2022.
Quem revela é uma das administradoras da empresa, Juliana Motti. Segundo ela, apenas na primeira metade deste ano, a lanchonete já cresceu 50% em relação ao mesmo período de 2021. Para o restante do exercício, a expectativa é de um avanço superior a 20%.
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“A ideia era expandir e ter pelo menos três lojas já em 2022. Mas a pandemia pegou a todos de surpresa e tudo mudou. Achávamos que ficaríamos 15 dias fechados e ficamos quase dois anos. Agora que os negócios estão, de fato, voltando. Ainda não dá para retomar o plano neste exercício, pois queremos fazer com o pé no chão. Estamos trabalhando muito e, a depender dos resultados, faremos a partir de 2023”, conta.
O projeto contemplaria inicialmente mais uma nova lanchonete em outra região da cidade, visando a atender um público maior. O cardápio seria o mesmo. “O Xodó é um ícone da cidade. A expansão levaria os lanches, o delivery e o saudosismo que existe em torno da marca para outra região”, diz.
Por falar em delivery, foi o serviço que manteve a lanchonete de pé durante o período crítico da pandemia. De acordo com Juliana Motti, com o fechamento da cidade, a estratégia da empresa foi oferecer opções de almoço nos escritórios da região Centro-Sul da Capital. É que o horário era bem ocioso na loja.
Com o aumento da demanda, novos pratos foram criados, além de combos com taxas de entrega grátis e opções “do dia” com preço mais acessível. O resultado foi tão bom que, mesmo com a retomada do atendimento presencial, o serviço ficou. Ao todo são sete opções para agradar os mais variados paladares, além do prato do dia.
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Assim, o horário de almoço que antes era fraco hoje conta com alta demanda pelos pratos. Mas os lanches permanecem como carro-chefe da empresa. Inclusive, foram todos repaginados desde que três empresárias mineiras (além de Juliana Motti, Ana Paula Bragança e Helena Pereira) assumiram a gestão da lanchonete, em 2018. O intuito da nova direção é distanciar a marca do conceito de fast food. Para isso, trabalha com produtos frescos e artesanais, sendo a maioria dos insumos produzidos na própria loja.
O chef Paulo Gomide foi o consultor da mudança do cardápio em 2018 e, neste ano, também assinou o kit comemorativo aos 60 anos da marca. Trata-se do lanche batizado de Sessentão do Xodó – um sanduíche feito com pão de forma, patê de frango desfiado com batata palha, geleia de pimenta, cebola, rúcula e tomate. Acompanha milkshake de queijo com calda artesanal de goiabada e um copo promocional.