• Buscar
  • Versão Impressa
  • DC Publicidade Legal
  • FAZER LOGIN
Assine

COTAÇÃO DE 29/07/2022

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,1740

VENDA: R$5,1740

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,3100

VENDA: R$5,3900

EURO

COMPRA: R$5,2910

VENDA: R$5,2937

OURO NY

U$1.766,23

OURO BM&F (g)

R$294,59 (g)

BOVESPA

+0,55

POUPANÇA

0,7132%

OFERECIMENTO

Opinião

Ensino híbrido, mais que uma alternativa para a pandemia

COMPARTILHE

googlenews
  • GENEVIÈVE POULINGUE *
  • Em 10 de fevereiro de 2022 às 00:28
Foto: Fabio Alves / Agencia i7

Esta nova fase da pandemia provocou muita insegurança em toda a comunidade acadêmica neste começo do ano letivo de 2022. Felizmente, a vacinação generalizada proporcionou um primeiro nível de proteção. Sabemos que mesmo com a onda Ômicron, a retomada das aulas é viável desde que sejam respeitados os protocolos sanitários que devem ser permanentemente informados a todos envolvidos neste ecossistema.

Porém, não são apenas os cuidados sanitários que preocupam. Voltaram à tona algumas dúvidas acerca da eficácia do modelo híbrido de ensino. Tenho estudado o tema antes mesmo de ser uma alternativa à necessidade de isolamento. Fato que muitos têm falado sobre este método de educação.

PUBLICIDADE




Vejo que, para além de ser uma nova forma de estudo, existe um problema em curso:  a propagação de uma definição incompleta sobre o que realmente é a educação híbrida. O termo parece ter se convertido em sinônimo de substituto de sala de aula. Não é. Por isso, começo, então, por este esclarecimento.

O termo “metodologia híbrida” vem da expressão inglesa “blended learning” e se refere aos cursos que conciliam o acesso remoto a aulas e recursos didáticos clássicos com a excelência do ensino presencial. Nessa modalidade, as atividades podem ser síncronas, assíncronas, virtuais e presenciais, segundo cada curso. É totalmente diferente das metodologias presencial e Ensino a Distância.

O formato híbrido foi projetado para possibilitar uma formação mais completa, interativa e personalizada porque emprega metodologias ativas de aprendizagem. Nesse sentido, o ensino híbrido tem como foco a personalização, considerando que os recursos digitais são meios para que o estudante aprenda, em seu ritmo e tempo, que possa ter um papel protagonista e que, portanto, esteja no centro do processo.

Para isso, as experiências desenhadas para o on-line, além de oferecerem possibilidades de interação com os conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades, também oferecem evidências de aprendizagem. Para que este formato funcione é necessário:

PUBLICIDADE




– Contato – câmera aberta – estudante deve ser convidado a mostrar o rosto usando um papel de parede da escola para respeitar sua privacidade

– Participação – os alunos devem ser convidados a participar com perguntas no bate-papo;

– Treinamento – Professores devem ser treinados porque nem todas as metodologias podem ser transpostas ao digital;

– Tecnologia – De plataformas grátis às pagas, internet estável e materiais digitais bem produzidos e consistentes são fundamentais para que a educação híbrida funcione;

– Presença – Encontros presenciais interessantes para valorizar e criar os ambientes presenciais pertinentes à cada curso.

Veja que quando se define bem o propósito do ensino híbrido pode-se enxergar melhor sua funcionalidade. A modulação da quantidade de pessoas, aulas e períodos presenciais e virtuais é uma delas.  Na faculdade onde sou reitora, a SKEMA Business School, por exemplo, passamos um longo período exclusivamente com aulas remotas. Hoje, com autorização do Conselho Nacional de Educação, optamos pelo ensino híbrido para resguardar alunos em grupo de risco.

Podemos fazer um rodízio que mantenha as distâncias de segurança, permitindo encontros seguros. Consideremos estes processos fundamentais para o conhecimento disruptivo ao qual a instituição se propõe. Estou convencida da importância de manter estas oportunidades de encontros nas escolas, a fim de garantir a vida social das escolas e universidades tanto quanto possível.

Estamos dentro de todas as regras sanitárias adequadas ao momento.  E já temos experiência com esse formato híbrido porque nossos alunos estão hiperconectados em nossos 7 Campi no mundo. Assim, já tínhamos em nossas mãos o conhecimento e os instrumentos para adotar esse formato. Seguiremos avaliando e escolhendo a educação híbrida quando ela for o melhor caminho para a educação segura e eficaz.

O mundo da educação está fazendo seu melhor para se adaptar a esses novos contextos a fim de continuar a cumprir sua missão de ensino. As escolas, professores, alunos e suas famílias tiveram que se adaptar para viver essas novas experiências de aprendizagem.

Só vamos avançar em metodologias e na transformação do conhecimento quando todos estiverem aptos ao modelo. E para tal, precisamos praticá-lo. E, para tal, é necessário preparar permanentemente os docentes para futuros desenvolvimentos, reconhecendo a permanência do professor como um jogador-chave no mundo da educação. Sua profissão está mudando, mas mantém toda sua nobreza, uma vez que se trata de transmitir e cocriar conhecimento com os participantes na sala de aula. Não existe uma receita única, especialmente, em tempos desafiadores. Mas com foco em uma proposta compartilhada: não deixar de ensinar os jovens, seguiremos incansáveis.

* Sobre o autor: Reitora da Faculdade SKEMA, Doutora em Ciências da Gestão pela Universidade Caen Basse Normandie

Conteúdos publicados no espaço opinião não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do Jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos(as) autores(as) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Quem fez história - AngloGold Ashanti: Quase 200 anos atuando com mineração e metalurgia

  • Tags: OPINIÃO
Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

Comunicar Erro

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

CONTEÚDO RELACIONADO

O governo arrecadou R$ 156,822 bilhões em abril, conforme os dados da Receita Federal | Crédito: PILLAR PEDREIRA / AGÊNCIA SENADO

Projetos no Senado buscam correção na tabela do IRPF

  • Por Diário do Comércio
  • Em 1 de abril de 2021
Hospitais de Minas Gerais recebem EPIs doados pela Vale

Vale doa kits de testes rápidos para Covid-19 para hospitais mineiros que atendem pelo SUS

  • Por Vale
  • Em 22 de maio de 2020
Atualmente, a população ocupada em todo o Estado de Minas Gerais é calculada em 10,61 milhões de pessoas | Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

Desemprego atinge menor nível no Estado desde 2014

  • Por Bianca Alves
  • Em 13 de agosto de 2022
Marconatto: elas respondem por 25% da massa salarial | Crédito: Divulgação/FDC

FDC avalia perfil das médias empresas

  • Por Daniela Maciel
  • Em 13 de agosto de 2022
Foram produzidas 7.155 toneladas de produtos apícolas em Minas, entre mel e própolis, no ano passado | Crédito: Divulgação

Apicultura ganha força em regiões mais secas do Estado

  • Por Michelle Valverde
  • Em 13 de agosto de 2022

OUTROS CONTEÚDOS

Facebook Twitter Youtube Instagram Telegram Linkedin

Sobre nós

Diário do Comércio: veículo especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais, referência para empresários, executivos e profissionais liberais.

Fale Conosco: contato@diariodocomercio.com.br

© Diário do Comércio. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

TERMOS DE USO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Atendimento ao Leitor: (31) 3469-2001
De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00
Av. Américo Vespúcio, 1660 – Parque Riachuelo, Belo Horizonte – MG, CEP: 31230-250

Desenvolvido por Breno Ribeiro, Mara Bianchetti e Vitor Adler
Anterior
Próximo
  • Pesquisar
  • Ver artigos salvos
  • Movimento Minas 2032
  • Reformas por Minas
  • DC Publicidade Legal
  • CIEE
  • SME
  • Edição Impressa
  • Podcasts
  • Nossa História
  • Anuncie Conosco
  • Fale com a Redação
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!