Variedades

Curtas DC Mais | 08/12

Direitos humanos

O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), realiza, a partir desta segunda-feira e até o próximo dia 14, a 2ª Mostra de Direitos Humanos. Neste ano, o evento será no prédio onde funcionou o Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais (Dops-MG), futura sede do Memorial dos Direitos Humanos – Casa da Liberdade. A cerimônia de abertura será realizada nesta segunda-feira (10), às 19h, com a entrega do IV Prêmio Mineiro de Direitos Humanos 2018 (PMDH), que neste ano agraciará organizações da sociedade civil que, entre 2015 e 2018, contribuíram na implementação de políticas públicas de proteção, defesa e promoção dos direitos humanos em Minas Gerais.

“Faca cega”

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, inaugura neste sábado (dia 8), no Museu de Arte da Pampulha a exposição “Faca Cega”, do artista brasileiro Paulo Nazareth. Serão expostas mais de 40 obras “site-specific” e outros trabalhos do artista que dialogam com o território da Região Metropolitana de Belo Horizonte e com a história do Museu. Trata-se de uma exposição inédita, constituída com obras provocativas, criadas ou reunidas especialmente para o contexto do Museu da Pampulha. A mostra fica em cartaz até o dia 31 de março de 2019, podendo ser visitada de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

“Presentes Criativos”

Neste fim de semana (dias 8 e 9) acontecerá no Memorial Minas Gerais Vale a “Feira do Memorial – Arte e Design em Presentes Criativos”. Será uma oportunidade para quem quer dar presentear de forma diferenciada, além de prestigiar a arte feita no Estado. Estarão expostos produtos criativos, vendidos diretamente pelos artistas que os produzem. Entre eles, fotografias e roupas criadas a partir de fotos de alguns dos espetáculos clicados por Guto Muniz e aquarelas de Beto Eterovick; a moda infantil da Botõezinhos, as bijuterias inusitadas da Íon Acessórios e o artesanato e produtos para casa produzidos por tecelãs de Senhora do Carmo, Itabira (MG). A entrada é gratuita e o Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias, em Belo Horizonte. A feira funcionará no sábado de 10h às 17h30 e no domingo de 10h às 15h30.

Mano Down

Neste sábado, o Instituto Mano Down realiza a mostra de desenvolvimento “Somos Capazes de Tudo”, para apresentar à sociedade um pouco do trabalho realizado com as pessoas com deficiência atendidas pela entidade ao longo de 2018. O público poderá assistir a apresentações de canto, zumba, teatro, capoeira, dança de salão, percussão, hip hop, yoga, slackline e até uma exposição de fotos, resultado das aulas de fotografia. A mostra “Somos Capazes de Tudo” vai acontecer na Faculdade Estácio de Sá (rua Erê, 207, bairro Prado) de 8h às 12h. Interessados em conhecer mais sobre as realizações do Instituto Mano Down podem retirar ingressos mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas