CURTAS DC MAIS | 11/05
Preservação da memória
Dia 18 de maio é o Dia Internacional dos Museus. O Memorial Minas Gerais Vale está celebrando esta data a partir do tema de reflexão proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. Assim, para refletir sobre o papel dos museus na preservação da memória, a gerente de Patrimônio Cultural Imaterial do Iepha-MG, Débora Raiza Rocha fará um bate-papo no Memorial Vale na próxima terça-feira, às 12h30. A entrada é gratuita, sujeita a lotação. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com rua Gonçalves Dias.
“Sempre Um Papo”
O escritor Luiz Ruffato, uma das vozes mais proeminentes da literatura brasileira contemporânea, é o convidado do “Sempre Um Papo” para o debate e o lançamento de seu sexto romance “O Verão Tardio” (Cia das Letras). Trata-se de uma narrativa poderosa sobre um homem e suas tentativas de reatar os fios do passado. Uma jornada às bordas de um Brasil cindido, em que o diálogo não parece mais possível. Ruffato nasceu em Cataguases, na Zona da Mata, em 1961. Ganhou destaque no cenário literário com o lançamento de “Eles Eram Muitos Cavalos”. O evento será realizado na próxima terça-feira, às 19h30, no auditório da Cemig (rua Alvarenga Peixoto, 1.200, Santo Agostinho), com entrada gratuita.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Violas de Minas”
Você sabia que as violas são patrimônio cultural de Minas Gerais? O registro aconteceu no último ano e foi celebrado com o show “Violas de Minas” na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O evento foi gravado pela Rede Minas e é exibido pela primeira vez ao público, neste sábado (11), às 16 horas, no programa Hypershow, conduzido pelo jornalista Luiz Flávio Lima. É uma oportunidade de quem está em casa conferir muitos ritmos de diversas partes do Estado, até mesmo folias, catiras e modas. No palco, artistas que retratam bem essa cultura da musicalidade, como Pereira da Viola, Chico Lobo, Wilson Dias e Letícia Leal.
“Alto-Falante”
A cantora norueguesa Aurora, de apenas 22 anos, ganhou uma legião de fãs com seu estilo de indie, soul e rock melódico. No repertório, gravou versões de Oasis e Simon & Garfunkel, que se tornou tema de abertura de novela da Globo. Em junho, Aurora faz uma turnê no Brasil, passando por cinco cidades. O “Alto-Falante” vai falar sobre o trabalho da artista e do novo álbum. Adriano Falabella, que comando o quadro “Enciclopédia do Rock”, fecha o repertório com a história e as curiosidades de Camel, banda britânica de rock progressivo formada em 1971. O programa será exibido neste sábado, às 14h, pela TV Brasil.
“Caçadoras das Águas”
Neste sábado (11) e domingo (12), o Programa CCBB Educativo preparou uma atividade divertida e, ao mesmo tempo, instrutiva: o jogo “Caçadoras das Águas”. Voltada para crianças acima de cinco anos e suas famílias, a sessão é gratuita, tem duração de uma hora e ocorre das 11h às 13h e das 15h às 17h, em ambos os dias. Os instrutores fazem um convite para que os participantes vivam a água no cotidiano. A atividade é parte da programação do Lugar de Criação, que propõe a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte. O evento acontece no CCBB (Praça da Liberdade, 450, Funcionários).
Ouça a rádio de Minas