AGENDA CULTURAL | 08/06

GASTRONOMIA
Vegana – O “Paraíso Veg”, festival com produtos exclusivamente veganos, reúne 34 expositores de gastronomia, artesanato, moda, cosméticos e plantas ornamentais.
Quando: 9 de junho (11 às 18h)
Quanto: entrada gratuita
Onde: Galpão Paraíso (rua Cachoeira Dourada 44, Paraíso)
MÚSICA
Elton John cover – O maestro Rogério Martins, cover oficial do Elton John, na América do Sul, apresenta o espetáculo “Elton John Tribute”. O repertório inclui sucessos românticos como “Sacrifice”, “Can You Feel The Love Tonight”, “Your Song” e “Skyline Pigeon”.
Quando: 8 de junho (21h)
Quanto: R$ 50,00 (meia) a R$ 130,00 (inteira)
Onde: Cine Theatro Brasil Vallourec (avenida Amazonas, 315, Centro)
Tambor na Praça – A vibração dos tambores dos blocos Tambor Mineiro e Bloco Saúde, sob a coordenação de Maurício Tizumba, recebe a flauta e a bateria de dois convidados especiais: Mauro Rodrigues e Anderson Silva, o Dodó.
Quando: dia 9 de junho (16h)
Quanto: entrada gratuita
Onde: Praça da Saúde (avenida. Silva Lobo, s/n, Grajaú)
CINEMA
Francês – O Festival Varilux de Cinema Francês exibe 17 obras, incluindo “A Revolução em Paris”, de Pierre Schoeller; a animação “Astérix e o Segredo da Poção Mágica”, de Alexandre Astier e Louis Clichy; e Lafitte, e “Graças a Deus”, último filme de François Ozon, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim.
Quando: de 6 a 19 de junho
Quanto: preços variados de acordo com a sala de exibição
Onde: Cine Belas Artes (rua Gonçalves Dias, 1.581); Cinemark Pátio Savassi (avenida. do Contorno, 6.061, São Pedro); Net Cineart Ponteio (Ponteio Lar Shopping – BR-356, 2.500, Santa Lúcia),. sessões especiais no Cine Humberto Mauro (avenida Afonso Pena, 1.537 – Centro) e no MIS Cine – Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza).
ARTES PLÁSTICAS
Pintura – A obra “Sombreiros”, da artista plástica e desenhista Iara Abreu, faz parte da série “Cidade, geometria e cores”, do projeto “Aspectos Urbanos” e combina geometria, paisagem, o cotidiano, a efervescência das ruas e elementos arquitetônicos.
Quando: junho e julho
Quanto: gratuito
Onde: Templuz Iluminação (avenida Nossa Senhora do Carmo, 1.150, Sion)
Gravura – O universo místico e misterioso que reside na mente humana é o fio condutor da exposição “Devaneios: Imagens do Fantástico”, que reúne 32 gravuras de nomes importantes como Salvador Dalí, Marcelo Grassmann, Gilvan Samico, Octávio Araújo e Erik Desmazières. Com curadoria assinada por Lucia Palhano, Paulo Rocha e Thyer Machado, a mostra propõe um passeio entre realidade e invenção.
Quando: até 6 de julho (segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h.)
Quanto: entrada franca
Onde: cAsA – Obras Sobre Papel (avenida Brasil, 75 – Santa Efigênia)
Raízes África Brasil por Alyson Carvalho – Com curadoria de Claudia Jannotti, a exibição é composta de 21 fotografias e seus nomes escritos na língua africana iorubá. Em “Raízes ÁfricaBrasil” as cores e os adornos das imagens, como argila branca, flores secas e o bronze são repletos de significados e representados em tinta dourada. Os modelos foram escolhidos não apenas por terem relação com o tema, mas por serem a própria representação da cultura africana.
Quando: até 2 de junho
Quanto: entrada franca
Onde: Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1201, Centro)
Pintura – A exposição “Tudo é eco no universo”, do artista plástico Augusto Fonseca, reúne 11 obras, sendo 10 aquarelas e uma obra com técnica mista de desenho e aquarela, e um objeto. Os desenhos e pinturas que integram a exposição têm uma veia anatômica, dissecando o corpo físico humano para uma viagem posterior para o mundo mental do homem. Plantas, bulbos e flores também compõem esses corpos.
Quando: até 21 de julho
Quanto: entrada gratuita
Onde: Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10, Funcionários)
Pintura – A exposição “Madonas Brasileiras”, da mineira Leonora Weissmann, é composta por duas grandes séries de pinturas, têmperas (técnica de pintura), vídeo e uma obra realizada especialmente para o espaço do Museu Inimá de Paula.
Quando: até 28 de julho
Quanto: entrada gratuita
Onde: Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1.201, Centro)
Ouça a rádio de Minas