Variedades

CURTAS DC MAIS | 25/07

CURTAS DC MAIS | 25/07
Crédito: Alisson J. Silva

Dia do Comerciante

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) vai homenagear hoje empresas que são referência no mercado e modelo para os demais empresários de Minas Gerais. Receberão a homenagem nove empresas, uma em cada regional da Capital e quatro como Referência Empresarial 2019. Também serão homenageados, pelo profissionalismo e excelência nos serviços prestados, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e o Mercado Central. O evento será realizado às 19h30, na sede da CDL-BH, na avenida João Pinheiro, 495, Boa Viagem e faz parte das comemorações do Dia do Comerciante, celebrado no dia 16 de julho. Antes da homenagem os convidados assistirão a uma palestra da economista Rita Mundim com o tema “Cenário econômico atual”.

Quilombo urbano

O Cine Humberto Mauro (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro) exibe hoje o filme “Pembele Manzo: Território Ancestral”, que documenta o quilombo urbano Manzo N’gunzo Kaiango e o candomblé de Angola. Dirigido pela cineasta Januaceli Murta, o filme aborda o tema da intolerância religiosa, documentando a diversa expressão cultural do quilombo Manzo N’gunzo Kaiango, reconhecido como patrimônio cultural imaterial da cidade de Belo Horizonte. O que se sabe sobre o candomblé de Angola ainda é pouco disseminado. Além das sessões nos horários de 16h, 18h e 20h, os jardins internos do Palácio das Artes recebem também uma roda de conversa, roda de capoeira e samba de roda com os membros do quilombo. A programação é gratuita. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Dublagem na animação

Os amantes do universo de dublagens têm um programa imperdível hoje, às 17h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450, Funcionários). A atriz dubladora Miriam Ficher é a atração do debate “Dando voz a personagens animados”. Ela vai falar sobre sua trajetória, processo de trabalho, construção da voz das personagens que já dublou, além de algumas curiosidades da carreira. A atividade gratuita acontece dentro da programação da “Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação”. Também está confirmada a presença do crítico de cinema Marcelo Miranda. A mediação do encontro fica a cargo do curador da mostra, Breno Lira Gomes.

Cultura das favelas

Retomando o projeto “Diversidade Periférica”, o Memorial Vale (Praça da Liberdade, 640, Funcionários) promove no próximo sábado, às 15 horas, o encontro entre os tambores percussivos do grupo Arautos do Gueto e os corpos dançantes da Companhia Evandro Passos (Cia Bataka). Após o encontro das duas companhias, haverá ainda um bate-papo com Evandro Passos (diretor da Bataka) e José Inácio (diretor do Arautos do Gueto), às 16 horas. Focada na valorização da produção cultural das favelas e periferias de Belo Horizonte, a edição deste ano do projeto tem curadoria da ativista social Patrícia Alencar, que é co-fundadora da Frente Favela Brasil e uma das diretoras da Central Única de Favelas (Cufa).

Lançamento de curta

Um olhar tão poético quanto necessário sobre a importância de espaços dedicados à arte e à cultura, principalmente na periferia das grandes cidades. É isso que propõe o curta-metragem “Vila União”, que será lançado no próximo sábado, às 10 horas, em Contagem, na sala Cineart do Shopping Contagem (avenida Severino Ballesteros, 850, Cabral). Idealizado pelo projeto “Cinema na Comunidade”, o filme foi produzido e pensado junto à comunidade da Vila União, no bairro Ressaca. A entrada é gratuita, mas é necessário confirmar presença enviando nome completo para o número de WhatsApp 97505-8951, devido a lotação da sala. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas