CURTAS DC MAIS | 10/12

Posse na AML
O escritor Wander Melo Miranda toma posse hoje como sexto sucessor da cadeira número sete da Academia Mineira de Letras (AML). Antes ocupada por Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza, que faleceu em 22 de junho de 2019, a cadeira número sete foi fundada por Avelino Fóscolo, tendo como patrono Luís Cassiano e já foi ocupada por Eduardo Frieiro, Austen Amaro e João Bosco Murta Lages. O também acadêmico Caio Boschi será o responsável pelo discurso de recepção. O evento é fechado para convidados. Wander Melo Miranda é professor aposentado de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor emérito da Faculdade de Letras da UFMG.
Glauber Rocha
Como desdobramento da mostra Glauber – Kynoperzpktyva 18, que esteve em cartaz no Cine Humberto Mauro em dezembro do ano passado, a Fundação Clóvis Salgado lança hoje a dupla de livros “Crítica Esparsa” (1957-1965) e “O Nascimento dos Deuses”, que organizam críticas, ensaios e tradução inédita de roteiro do cineasta Glauber Rocha. Às 17 horas, será exibido o longa-metragem Claro (1965), dirigido pelo cineasta no Cine Humberto Mauro (avenida Afonso Pena, 1.537, Centro). Após a sessão, haverá distribuição dos livros para o público presente, seguida de debate com o organizador Mateus Araújo, do crítico Arlindo Rebechi Junior e do escritor e professor Jacyntho Lins Brandão. O arquivo estará disponível, também, para download gratuito no site da Fundação Clóvis Salgado.
Women In Mining
A primeira diretoria da Women In Mining Brasil (WIMBR) tomará posse hoje, no escritório do Mining Hub, em Belo Horizonte. Este movimento é dedicado à promoção, apoio e incentivo às mulheres envolvidas no setor da mineração. Tem como foco de atuação o desenvolvimento de uma indústria mais inclusiva e diversa. A busca pela equidade entre os gêneros no setor mineral esteve em pauta durante todo o ano de 2019. O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) tem sido parte, desde o início, participa da estruturação desta associação e de sua agenda. Atua como integrante da governança da WIMBR e promove estudos, debates e fóruns de discussão.
Atleta de aço
A ArcelorMittal, líder mundial na produção de aço, acaba de firmar parceria com o mineiro Thiago Vinhal, atualmente o mais rápido atleta de longas distâncias do País. Vinhal foi o primeiro triatleta profissional negro brasileiro a participar da prova de Kona, no Havaí, considerada a mais importante do circuito mundial de triathlon. Além de representar diversidade em uma modalidade considerada elitizada, Vinhal alcançou a 13ª colocação logo em sua primeira participação em Kona, tendo batido o recorde de tempo entre todos os brasileiros que já competiram. O atleta, nascido em Belo Horizonte, estampará a marca da ArcelorMittal em seu uniforme e participará de ações da empresa de incentivo ao esporte voltadas para crianças e adolescentes.
Moda de Alceu Penna
Começa amanhã a exposição Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil, no Museu da Moda. A mostra coloca sob os holofotes o trabalho de criação do mineiro Alceu Penna, por meio de recorte da sua carreira. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 7 de junho. O Museu da Moda (MUMO) funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h, na rua da Bahia 1.149, Centro. Nascido em Curvelo, Alceu Penna é figura emblemática do cenário brasileiro. Transitou pelas áreas do design gráfico, jornalismo, ilustração, figurino, estilismo, publicidade, cenografia e, entre outras atuações, pode ser considerado o precursor do jornalismo de moda no Brasil.
Ouça a rádio de Minas