CURTAS DC MAIS | 11/12

Mercado de capitais
O Instituto de Desenvolvimento do Mercado de Capitais (IDMC) realiza amanhã, a partir de 15h30, no Radisson Blu Belo Horizonte Savassi (rua Lavras, 150, São Pedro), o fórum “Perspectivas para os Mercados de M&A e Capitais em 2020”, que contará com a participação de players do mercado financeiro para debater perspectivas econômicas para o Brasil em 2020 e a retomada do crescimento dos mercados de M&A e capitais. As inscrições são gratuitas e serão encerradas hoje. Fundado em 2012, o IDMC é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem por missão estimular a inserção das empresas brasileiras no cenário global do mercado de capitais, por meio da educação e capacitação de seus respectivos executivos e acionistas, principalmente no que diz respeito à estrutura, processos, exigências, interesses e oportunidades relacionadas a esse mercado.
Futebol e cultura
Hoje, às 19 horas, o artista Alexandre Junior, autor da exposição “Alegria nas Pernas”, aberta à visitação na Galeria de Arte BDMG Cultural (rua Bernardo Guimarães 1.600, Lourdes) até o dia 19 de janeiro, vai realizar um bate-papo aberto ao público com a presença de convidados. A conversa será mediada por José Lara, que assina o texto expositivo da mostra, com a participação do poeta Mario Alex Rosa. Lara é artista, pesquisador e professor substituto do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG. O artista plástico e crítico literário Mario Alex Rosa é graduado em história pela UFOP, mestre e doutor em literatura brasileira pela USP. “Alegria nas Pernas” explora uma das principais paixões do brasileiro, o futebol.
Edição do Cinecipó
A partir de hoje e até o próximo dia 21, acontece a 8ª edição do Cinecipó – Festival do Filme Insurgente, no Cine Humberto Mauro e no Sesc Palladium. Serão exibidos 12 longas e médias-metragens e 73 curtas-metragens; ambas as categorias estão em mostras competitivas. São filmes de diversos países e regiões brasileiras que abordam temáticas diversificadas, como étnico-raciais, gênero, feministas, ambientalistas, entre outras. Além das exibições, haverá debates com diretores convidados durante o festival, um curso e uma oficina. Toda a programação é gratuita. Na abertura do 8º Cinecipó, no Cine Humberto Mauro, hoje, após a exibição do documentário “Teko Haxy – ser imperfeita”, às 19h, de Patrícia Ferreira e Sophia Pinheiro (39’, 2018), haverá debate com a presença das diretoras.
Infância no interior
O acadêmico Olavo Romano, ocupante da cadeira de nº 37 e presidente emérito da Academia Mineira de Letras, encerra a programação 2019 da Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes) com a palestra “De volta ao tempo antigo”, amanhã, às 19h30. Durante o evento também serão relançados o livros “Os mundos daquele tempo” e “Um presente para sempre”, de autoria do palestrante. Romano associa suas recordações de infância no interior aos relatos de José Herculano Ferreira, reconhecido artista plástico hoje emprestando seu talento ao mundo da moda. A ideia do livro surgiu em 1987, quando os dois amigos, integrando o “Museu Fluvial Benjamim Guimarães”, permaneceram duas semanas entre Pirapora e Manga trabalhando com professores, estudantes, pescadores, carranqueiros e contadores de variados casos das muitas margens do rio. A entrada é gratuita.
Semana do Educador
O CCBB Educativo realiza, a cada início de nova exposição, a Semana do Educador, com formação de educadores e visitas mediadas. Para a mostra “Man Ray em Paris”, que entra em cartaz amanhã no CCBB BH, há três opções de datas e horários: amanhã, das 19h às 21h, na sexta-feira, das 16h às 18h e sábado, das 10h às 12h (com intérprete de Libras). Cada visita conta com duração de até duas horas e são disponibilizadas 20 vagas por dia para a formação. É necessário fazer inscrição prévia pelo site www.ccbbeducativo.com.br. O objetivo da Semana do Educador é permitir que professores e profissionais da área da Educação tenham uma imersão no conteúdo da mostra, aprofundando na vida e na obra do artista Man Ray.
Ouça a rádio de Minas