Variedades

CURTAS DC MAIS | 19/12

CURTAS DC MAIS | 19/12
Crédito: Evandro Rodney - Agência Minas

Mata Atlântica

A Fundação Renova, criada para reparar e compensar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, agora é signatária do movimento global Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. O acordo foi formalizado no último dia 6 com a assinatura do Termo de Adesão e segue o Protocolo do Pacto, incluindo a finalidade, as estratégias e o sistema de gestão. Com a parceria, todos os programas de restauro florestal conduzidos pela Fundação Renova no bioma da Mata Atlântica em Minas Gerais e no Espírito Santo passam a integrar as iniciativas do movimento. As ações compreendem cerca de 45 mil hectares ao longo da bacia do rio Doce.

História do Barreiro

O Via Shopping Barreiro (avenida Afonso Vaz de Melo, 640) recebe hoje o lançamento do documentário “Barreiridades”. O filme revela a rica e diversa história do Barreiro, que tem origem colonial e se transformou em uma macrorregião de Belo Horizonte. A exibição acontece às 19h30 e tem entrada franca. Realizado pelo Instituto Macunaíma – Escola de Cidadania e dirigido por Luiz Cláudio Dias, o documentário reflete, de forma poética, as conquistas e dificuldades do Barreiro. Tudo é narrado por moradores da região que tem vida própria. O Viaduto das Artes, espaço referência das múltiplas artes, idealizado pelo escultor Leandro Gabriel, também está na organização deste trabalho. Com mais de 300 mil habitantes, o Barreiro é mais antigo que a própria cidade de Belo Horizonte.

“Complexa Cidade”

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, abre amanhã, no Casarão do Museu Histórico Abílio Barreto (avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim), a exposição “Complexa Cidade”. A mostra explora Belo Horizonte dentro do histórico Casarão, umas das construções mais antigas da cidade. A exposição de longa duração pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h, quartas e quintas-feiras, das 10h às 18h30. A entrada é gratuita. A mostra foi concebida diante do desafio de abordar aspectos da cidade a partir do acervo do Museu Histórico Abílio Barreto.

Presépio Colaborativo

Esperança, fé, paz, caridade, humanidade e família. Em torno dessas palavras foram construídas as cenografias que compõem o tradicional Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura 2019. A edição comemorativa de cinco anos da iniciativa apresenta ao público não apenas uma, mas seis cenografias natalinas feitas principalmente com seis tipos de materiais reaproveitáveis: plástico, papel, papelão, tetra pak, madeira e bambu. Além de visitar o presépio, o público conta com um espaço interativo e tem a oportunidade de participar do Ateliê Aberto: Pop-Up de Natal. As ações são propostas pelo Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura. O Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura 2019 pode ser visto até 5 de janeiro de 2020, com entrada gratuita.

Planeta Brasil

No dia 25 de janeiro, mais uma edição do Festival Planeta Brasil promete fazer história no estádio do Mineirão. O evento, que chega a sua 10ª edição, já divulgou a lista oficial das atrações confirmadas, mantendo seu propósito de reunir várias tribos e gerações, por meio da música, em um só lugar. Entre os destaques estão as presenças inéditas do rapper americano Tyga e dos australianos do grupo Stick Fingers e o cantor Nick Murphy (Chet Faker), que se apresentam pela primeira vez no Brasil. Além deles, outros nomes bem conhecidos do público como Caetano Veloso, Marcelo Falcão, Natiruts, Anavitória & Vitor Kley, Melim, Racionais, Black Alien, Vintage Culture, Jão & Duda Beat e Djonga dividem espaço com um time de peso de artistas nacionais e internacionais, promovendo encontros inéditos. Ao todo, mais de 40 atrações se apresentam nos cinco palcos do Festival, em 12 horas de festa. Ingressos on-line: festivalplanetabrasil.com (Sympla) ou na: Chilli Beans Shopping Diamond Mall.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas