Variedades

CURTAS DC MAIS | 06/02

CURTAS DC MAIS | 06/02
Crédito: Divulgação

Baianas Ozadas

O bloco Baianas Ozadas fará o seu último ensaio para o Carnaval de 2020. Com o tema “Reace – quanto mais ozadia melhor», o bloco homenageará o cantor e compositor Gilberto Gil. Para afinar a banda, a bateria, a ala infantil Os Baianinhas e a ala de dança, o último encontro será no próximo sábado durante #aqueleENSAIO, das 9 às 12 horas, na Fábrica (avenida. Tereza Cristina, 295,- Prado. A entrada custa R$ 10 na portaria do evento. Responsável por trazer o clima da Bahia para o Carnaval de Belo Horizonte, o bloco Baianas Ozadas realiza o seu desfile oficial no dia 24 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval. A concentração acontece a partir das 9 horas, na avenida Afonso Pena, próximo à Igreja São José. Um dos momentos mais marcantes do desfile do bloco é a tradicional lavagem da escadaria da Igreja São José, em alusão ao ato realizado na igreja de Senhor do Bonfim, em Salvador.

Jovens solistas

A Fundação Clóvis Salgado, por meio da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa) lançou o edital para realização do VIII Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. A premiação vai contemplar instrumentistas, e, pelo terceiro ano consecutivo, um jovem regente. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 15 de março, por meio de preenchimento de formulário online disponível no site da FCS (https://forms.gle/qm3qcHPb7vqDQZax8). Em seguida, o candidato deve enviar os documentos necessários para finalizar a inscrição para o endereço de e-mail: [email protected]. Para a edição 2020 do Concurso, serão selecionados instrumentistas e um jovem regente em audições a serem realizadas de 28 a 30 de março, no Palácio das Artes. Os resultados serão divulgados até 2 de abril e estarão disponíveis nos sites www.appa.art.br e www.fcs.mg.gov.br.

“Constelações guaranis”

Os cientistas olham para o céu e pensam em planetas, estrelas e outros corpos celestes como frutos de milhares de anos de reações químicas e físicas. Os povos indígenas, por sua vez, têm outra perspectiva sobre o Universo, o que será mostrado ao público na contação de histórias ‘Desvendando as constelações guaranis”, no próximo sábado, às 14 horas, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários). Profundos conhecedores da fauna e da flora, os povos guaranis dão muita importância ao céu e seus elementos. A Via Láctea é chamada de Caminho da Anta pela maioria de suas coletividades, que enxergam muitas figuras formadas pelo conjunto de estrelas. A mais famosa é a Constelação da Ema, que mostra a ave devorando dois ovos que estão em sua garganta. A atividade é voltada para crianças e adultos. Para participar, basta retirar uma senha gratuita na recepção.

Povos indígenas

Na exposição Mundos Indígenas, em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários), os visitantes podem mergulhar na cultura de cinco povos indígenas do Brasil. No próximo domingo, é a vez das crianças conhecerem melhor uma dessas comunidades: os Maxakali. Abordar a identidade desse povo é proposta da atividade “Experimentando histórias Yãmîs”, que acontece às 15 horas. Durante a atração, os pequenos vão entender melhor a relação do povo indígena com os yãmîys, conjunto de espíritos da floresta, como a onça, o quati e o javali. Para isso, a criançada vai ouvir histórias, assistir a um filme, e poderá experimentar máscaras confeccionadas pelos próprios indígenas para participar de jogos e brincadeiras! A atividade é gratuita e tem classificação livre. Para participar, basta retirar uma senha gratuita na recepção do museu.

“Lanches funcionais”

Na próxima quinta-feira, dia 13 de fevereiro, em duas turmas (às 14h30 e 19h), o Verdemar vai promover a ”Oficina de Lanches Funcionais”, com objetivo de apresentar aos clientes e interessados no tema os benefícios, a praticidade e o sabor da alimentação saudável baseada em vegetais e alimentos na sua forma mais natural. As aulas serão realizadas na unidade Sion (avenida Nossa Senhora do Carmo, 1.900 – Sion). As vagas são limitadas e os ingressos podem ser adquiridos no Sympla por R$ 29,90. Outras informações ou dúvidas pelo telefone: (31) 2105 0101. Ministradas pela chef e nutricionista Lulia Dib, os participantes vão acompanhar a elaboração de deliciosas refeições funcionais ancoradas em um novo tipo de alimentação, denominado como “plant based”. O conceito é o consumo de alimentos vegetais, integrais ou naturais, com prioridade dos orgânicos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas