Variedades

CURTAS DC MAIS | 04/03

“Mitologia Comparada”

As mitologias que hoje despertam tanta curiosidade já foram as principais explicações sobre origens do ser humano e da formação do mundo. Para quem tem interesse nesse assunto, a Academia Mineira de Letras lançou o curso “Mitologia Comparada – As Origens do Mundo e da Humanidade nos mitos gregos e médio-orientais”.

Ministrado pelo acadêmico, professor e especialista Jacyntho Lins Brandão, o curso conta com quatro módulos e as inscrições já estão abertas. O curso, que será realizado às quintas-feiras, das 19h30 às 21 horas, a partir de 2 de abril,abordará, de uma perspectiva comparada, as mais importantes cosmogonias e antropogonias da Grécia e do Oriente Médio antigo, analisando suas convergências e divergências.

Beatles no Zás

A Beatles Rockshow faz uma homenagem ao legado da banda britânica no Zás de amanhã, ao executar composições, em ordem cronológica, de todas as fases do conjunto. A apresentação, que abre a temporada 2020 do projeto, será às 19 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O espetáculo percorre oito anos e 13 álbuns da obra do quarteto de Liverpool. O público ouvirá desde as primeiras composições dos Beatles, mais diretas e simples, até as melodias mais elaboradas e arranjos característicos dos últimos álbuns da banda. O grupo é formado por Guilherme Rancati (guitarra e voz), Lucas Bandeira (guitarra e voz), Marcelo Cioglia (baixo e voz), André Godoy (bateria) e Carlos Ivan (teclados). A entrada é gratuita.

“Teatro dos Planetas”

O Universo funciona em escalas muito maiores do que as da Terra, para além do que a mente humana pode imaginar. Para tornar esse entendimento mais fácil, o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) promove a oficina “Teatro dos Planetas” no próximo sábado, às 14 horas.

A atividade convida os visitantes a reproduzirem os movimentos e as posições dos corpos celestes que integram o sistema solar de uma forma única e divertida. Ao encarnarem Júpiter, Vênus, Saturno e outros planetas, os participantes aprendem, por exemplo, sobre a velocidade em que eles orbitam em torno do Sol.

Tudo isso acontece em um grande Tapete Astronômico, sobre o qual o público identificará as órbitas e encenará a translação dos corpos celestes. A atividade é indicada para maiores de seis anos de idade. A participação é gratuita, mas é necessário retirar senha na recepção do museu.

Histórias de Montalvânia

Quem visita a exposição Demasiado Humano, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários), se depara com a réplica de um importante sítio arqueológico de Minas Gerais, situado no município de Montalvânia, extremo norte do Estado. Nele, os cientistas encontraram pinturas rupestres que ajudaram nas pesquisas pela região.

Mas o município de pouco mais de 15 mil habitantes guarda várias outras histórias e segredos, que o público poderá conhecer no próximo sábado, às 18h15, em Histórias de Montalvânia. A atividade conta a história de Antônio Lopo Montalvão, personagem lendário, e de como a cidade de Montalvânia foi criada.

Saúde da mulher

No mês de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig) lança a campanha de conscientização “Saúde da mulher por toda a vida”. O objetivo é alertar a população sobre a importância do acompanhamento da saúde da mulher desde a fase infantojuvenil até a maturidade.

A campanha será realizada durante todo o mês de março com lançamento no próximo (domingo, no Parque Municipal e na Feira Hippie. Entre as ações gerais, estão previstas rodas de conversa com especialistas em locais públicos e privados, ações de mobilização em grandes eventos, distribuição do Guia da Saúde da Mulher e lançamento de hotsite com informações sobre cada fase de transformações, entre outros.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas