Variedades

CURTAS VARIEDADES | 04/03 a 06/03

CURTAS VARIEDADES | 04/03 a 06/03
Crédito: Freepik

Festival do Japão em Minas

A décima edição do Festival do Japão em Minas tem como tema as “Chochin”, que são as lanternas/luminárias feitas de papel e as que são feitas de pedras, conhecidas como “Ishi-dooro”. Essas últimas são tidas como um dos objetos mais icônicos do Japão e consideradas o principal elemento em um jardim japonês. As luzes representam as aberturas dos caminhos e para os japoneses têm um significado espiritual forte.“Com certeza será um espetáculo para os visitantes, estamos preparando tudo com muito carinho. Estamos apostando muito no visual com as lanternas, seus tamanhos, estilos e cores. E acreditamos ser bem oportuno, iluminando os novos caminhos desta fase de retorno presencial, após os anos que ficaram suspensos”, fala Yukari Hamada, Coordenadora Executiva do evento. O evento foi aberto na sexta-feira (3) e prossegue até domingo (5), no Expominas, no bairro da Gameleira, em Belo Horizonte. Serão oferecidas muitas atrações e atividades para o público assimilar as mais belas tradições e manifestações da cultura japonesa com as exposições dos ícones da cultura nipônica. A estimativa de público para 2023 é de 30 mil pessoas ao todo.

Despedida do Carnaval

Neste fim de semana, adultos e crianças poderão se divertir duas despedidas do Carnaval promovidas pela cantora Aline Calixto. Para os adultos, no sábado (4), o Bloco da Calixto faz sua “Ressaca de Carnaval” no Catavento Cultural (rua Ozanam, 700, Ipiranga), com abertura da casa às 16h e início dos shows às 18h. A ideia é contemplar o repertório do desfile que, em 2023, homenageou as grandes divas da música: Beth Carvalho, Elza Soares, Marília Mendonça, Maria Bethânia, Ludmilla, Anitta, Gal Costa, D. Ivone Lara, Madonna, Rihanna, Beyoncé, entre outras.Para as crianças, no domingo (5), às 11h, Aline encerra o Circuito de Carnaval, apresentando “Pontinhos de Amor” – seu primeiro trabalho dedicado ao segmento infantil, que convida os pequenos a um mergulho no universo mitológico dos Orixás e Entidades, seres divinos e amigos espirituais, cultuados e encontrados nas religiões e cultura afro-brasileiras. O espetáculo, dedicado exclusivamente às crianças, acontece dentro da programação do Música de Domingo do Teatro Francisco Nunes. A entrada é gratuita com ingressos retirados pelo Sympla.

“Música na Capela”

Neste domingo (5), às 11h, a Casa Fiat de Cultura abre a programação do “Música na Capela”em 2023, com o Duo Insight, dupla de sopranos que fará apresentação especial no mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. No recital “O palco é delas”, Liliane Maciel e Vania Nascimento convidam o público a conhecer os enredos e as personalidades femininas marcantes, por meio de árias e duetos de óperas.  Além da homenagem às mulheres, a apresentação marcará o Dia Nacional da Música Clássica, evocando o nascimento de Villa-Lobos, que também fará parte do repertório apresentado.  O espetáculo será realizado na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço. O recital contará com a participação da pianista convidada Renata Cicarini, e da atriz Raissa Alves, que abordará o contexto histórico de cada obra, contando a história e o perfil de cada personagem.

Festival de Musicais Infantis

A partir deste sábado (4) e até 25 de março, a magia dos clássicos volta a Belo Horizonte com a 3ª edição do Festival de Musicais Infantis. O público pode ver e rever dez espetáculos do repertório da Cyntilante Produções. “Branca de Neve”, “Aladim”, “Moana” e “A Pequena Sereia” são alguns dos musicais em cartaz, aos sábados e domingos, sempre às 16h, nos palcos do Teatro Santo Agostinho e do Teatro do Centro Cultural Unimed BH Minas. Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 30, no site www.cyntilante.com.br. (crianças até dois anos não pagam). Neste sábado (4), “Branca de Neve” abre a programação do 3º Festival de Musicais Infantis. O musical pode ser visto às 16h, no Teatro Santo Agostinho. Já no domingo (5), é a vez de “Aladim”. A releitura de um dos contos mais conhecidos da coletânea árabe “As Mil e Uma Noites” ocupa o palco do Teatro Santo Agostinho. Também no domingo, no Centro Cultural Unimed BH-Minas, as crianças vão se encantar com “A Pequena Sereia”. Escrita pelo alemão Andersen, o conto traz a história de Ariel, uma sereia encantada com o mundo dos humanos.

1º Festival de “Música de Rezo”

Neste sábado (4) acontece o Rezo BH, primeiro Festival de “Música de Rezo” de Belo Horizonte, das 13h às 22h, na Casa de Cura BH, localizada no bairro Ipiranga. A Música de Rezo é um gênero musical contemporâneo e vem ganhando popularidade em todo Brasil. O estilo e a poética abraçam diferentes segmentos, abrangendo arquétipos de religiosidade com influências do pop, reggae, MPB, música sacra, gospel e mantras, atraindo públicos diversos, cativos e espontâneos de todas as idades. Eventos como o Rezo BH já são tradicionais no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Bahia e atraem milhares de pessoas. Nesta primeira edição em Belo Horizonte organizada e produzida pela JH Eventos, estão confirmadas as participações de Ale de Maria, referência da “Música de Rezo”, no cenário nacional e internacional; Gustavo Amaral, mais conhecido como Gustavito que convida a Laura Catarina. Além das bandas Amaní, Nação Shivaya e o Maracatu Estrela de Aruanda, de Belo Horizonte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas