Variedades

Ouro Preto sedia Festival de Piano

Evento oferecerá a jovens pianistas a oportunidade de desenvolvimento de suas técnicas em dez dias de convivência intensa com música
Ouro Preto sedia Festival de Piano
Crédito: Sérgio Raphael

O “II Festival de Piano”, promovido pela Escola Saramenha de Artes e Ofícios (Esao), tem o apoio da Supermix e Somix Concreto e conta com a direção artística de Cristian Budu, um dos grandes pianistas da atualidade, que também ministrará as oficinas. As bolsas para as masterclasses e atividades programadas contemplam ainda hospedagem e alimentação para os bolsistas. As inscrições terminam neste domingo (12) e devem ser feitas pelo site oficial da Esao (www.saramenhaarteseoficios.com.br), onde está disponível o edital com todas as informações.

Cristian Budu explica que o festival, que estreou em 2022 com excelentes resultados, oferecerá novamente a jovens pianistas a oportunidade de desenvolvimento de suas técnicas em dez dias de convivência intensa com música. A abertura do evento contará com uma apresentação de Cristian, com participação especial do violoncelista Antonio Menezes, outro instrumentista brasileiro de renome internacional. Ao longo do evento, outros músicos ilustres também participarão da programação, como o pianista Gustavo de Carvalho, a violinista Jovana Trifunovic e o violoncelista Robson Fonseca. No campo da música popular, haverá apresentação do pianista Ricardo Ithaboray e do violinista Jonatas Silveira.

Os bolsistas residentes terão a oportunidade de dividirem o palco com Cristian Budu em recitais programados ao longo do festival e no concerto de encerramento.

O “II Festival de Piano” da Esao será realizado de 14 a 23 de abril em Ouro Preto. Cristian Budu é considerado o sucessor do pianista Nelson Freire (1944-2021). Eles são os únicos brasileiros que já figuraram na lista “Top 50 Greatest Recordings”, da Gramophone Classical Music Awards, um dos maiores reconhecimentos aos artistas da música clássica mundial.

Criada e dirigida pelo produtor cultural Paulo Rogério Lage, a Esao está instalada em espaço privilegiado na histórica cidade de Ouro Preto, com ampla estrutura envolvida por uma belíssima área verde. A Esao tem sua origem em um antigo ateliê de cerâmica e azulejaria, e, além dos constantes cursos promovidos, passou a se dedicar também a estudos e projetos das áreas de música, artes cênicas, literatura e cinema, humanidades, urbanismo, arquitetura e patrimônio. Em julho de 2022, a Esao realizou a primeira edição dos seus festivais de piano e de canto.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas