Galpão Cine Horto chega aos 25 anos

De encontros, de teatro, de memória. Assim o Galpão Cine Horto (GCH), centro cultural do Grupo Galpão, chega aos seus 25 anos em 2023. Transformado pelo tempo, é verdade. Após uma pandemia em que não parou suas atividades, continuando de forma on-line, e com retorno gradual de sua programação presencial ao longo de 2022, o espaço se prepara para uma grande celebração com artistas e o público no ano de seu 25º aniversário.
São 25 anos de história, de criação e de transformação. Foram mais de 40 projetos realizados de forma continuada com o objetivo de fomentar, formar, democratizar, descentralizar o acesso, pesquisar linguagens e preservar a memória do teatro. Mais de 3 mil apresentações, mais de 10 mil espectadores anualmente e mais de 250 mil pessoas ao longo dessa trajetória. Milhares de estudantes, artistas, técnicos, centenas de grupos e de empregos diretos e indiretos gerados anualmente.
O GCH lança três editais para artistas das áreas de teatro, performance, circo e dança da Grande Belo Horizonte e de todo o País. Destaque para o retorno do Oficinão, que prevê neste ano a criação de um espetáculo cênico-musical na rua, com direção de Marina Viana e Chico Pelúcio, e dramaturgia de Andréa Rodrigues. As inscrições podem ser feitas até 25 de março para atrizes e atores que se interessem em participar da montagem de um espetáculo entre maio e outubro de 2023, e estreia prevista no GCH.
Já o Cenas Curtas chega à sua 24ª edição, com inscrições até 1º de maio, para as categorias Cenas de Palco e Rolês, e acontece de 13 a 16 de setembro. O evento traz de volta a Temporada das Mais Votadas, no Teatro Wanda Fernandes, em que as quatro cenas com mais votos da plateia farão duas noites de reapresentação na semana seguinte ao festival. Dessa vez, com o Cena Espetáculo: o público fará a escolha da melhor cena entre as quatro, que ganhará uma premiação em dinheiro para a montagem de um espetáculo com temporada no GCH em 2024.
Ouça a rádio de Minas