Variedades

CURTAS VARIEDADES | 16/03

CURTAS VARIEDADES | 16/03
Crédito: Freepik

“Fora de Série”

No próximo sábado, às 18h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais abre a série “Fora de Série” com ótimos exemplos do tema “Segundas Opiniões” que caracteriza a série em 2023. O compositor brasileiro Ronaldo Miranda, que celebra 75 anos em 2023, visita a obra de Beethoven em suas “Variações Temporais”. Com a participação do pianista brasileiro Fabio Martino, o público vai conhecer como Liszts e inspirou também em Beethoven, assim como Chopin absorveu a famosa ária de Mozart. O programa será encerrado com uma sequência de variações sobre um simples tema de Haydn, trabalhado majestosamente por Brahms. A regência é do maestro associado José Soares. Em 2023, a orquestra irá explorar, na série “Fora de Série”, como compositores contribuíram com novas interpretações de obras de outros artistas. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.bre na bilheteria da Sala Minas Gerais. Aos cinco anos, Fabio Martino começou a tocar piano no instrumento de sua avó, uma professora em São Paulo. Dezessete anos mais tarde, após uma rigorosa formação nas principais universidades do Brasil e Alemanha, obteve o primeiro lugar no maior concurso internacional de piano da América Latina.

“Como sobreviver a um naufrágio”

O Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro) sedia a exposição “Como sobreviver a um naufrágio”, do artista Márcio Diegues. A mostra conta com texto curatorial de Marina Câmara e Daniela Amon e reúne desenhos, objetos, livros de artista, gravura e um desenho instalativo, realizados entre 2017 e 2023. Os trabalhos compõem interlocuções visuais com as experiências do naufrágio, da ruína e da falência e poderão ser vistos até o dia 16 de abril. A entrada é gratuita, com classificação livre. A exposição traz representações do mar, inclusive com experiências de desenho in situ e intercruzamentos com referências da literatura, oceanografia, atlas geográficos, cartas náuticas, imagens de sonares, relatos de conflitos bélicos, além de fatos reais e imaginários.“A noção de naufrágio nos alerta para as ruínas do nosso tempo. Falar sobre naufrágio é colecionar e expor traumas”, diz o artista.Márcio Diegues, artista e professor, pesquisa o desenho como fio condutor de suas relações com a paisagem e o espaço, desdobrando-o em gravuras, livros de artista, objetos, instalações, ações de coleta e obras site specific.

Circo dos Sonhos

O Circo dos Sonhos chega a Uberlândia com um de seus mais aclamados espetáculos. Amanhã estreia na cidade o “Circo dos Sonhos no Mundo da Fantasia”, às 20h, no estacionamento do Uberlândia Shopping. No picadeiro, palhaços, acrobatas, malabaristas e contorcionistas entram em cena para apresentar uma aventura fantástica recheada de ação e encantamento. Ly, uma criança que não desgruda um só minuto do videogame, vê seu aparelho entrar em curto-circuito e sua tela dar lugar a um portal, que a leva à fronteira da realidade e da ilusão: o “Mundo da Fantasia”. Ly é recepcionada por vários palhaços, que como bobos da corte, apresentam a ela esse reino este reino mágico. Toda a ação acontece em um castelo, onde um show de surpresas com personagens, figurinos e cenários que povoam os contos infantis são exibidos ao público. Reis, rainhas, príncipes, princesas, sapos, bruxas e fadas são representados por competentes e renomados artistas circenses, que surpreendem a todos com muita força, graça e destreza nas suas performances inéditas.

Ressaca de Carnaval

A semana será de folia na Feira do Mineirinho. Para quem já está com saudades do Carnaval, a boa notícia é que poderá reviver os momentos de magia dessa festa tradicional e contagiante do Brasil. Vem aí a Ressaca de Carnaval, realização do Baianas Ozadas e da Lá e Cá Produções. Com entrada gratuita, o público vai contar com programação especial e para lá de animada no próximo domingo, a partir das 11h. A entrada é gratuita. Até lá, os foliões podem fazer o aquecimento hoje, a partir das 19h. A noite será comandada pelo grupo Passe Vip que apresentará um repertório dançante com muito samba e pagode. Será momento também de relembrar as músicas marcantes dos anos 70 e 80 por meio da presença do DJ Max, criador do Projeto Flash Back. Na ocasião, integrantes de grupos de danças vão ensinar passinhos de época. E o som vibrante do batuque vai ecoar pela feira no domingo, com a Ressaca de Carnaval que vai reunir grandes blocos de rua de Belo Horizonte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas