CURTAS VARIEDADES | 23/03

Lançamento de “Pinóquio”
O espaço cultural da Casa dos Quadrinhos (avenida João Pinheiro, 277, Funcionários) irá sediar o lançamento da premiada história de quadrinhos “Pinóquio”, do quadrinista e cineasta francês Vincent Paronnaud (pseudônimo Winshluss), pela editora belo-horizontina Moby Dick, hoje, a partir das 18h30. Fora de catálogo no Brasil desde 2012, a atual publicação em capa dura e acabamento costurado é baseada na edição de dez anos lançada em 2018, na França, e traz páginas adicionais, artes inéditas e um final alternativo. Com tradução de Érico Assis e letreiramento de Lilian Mitsunaga, a releitura aclamada pela crítica é uma narrativa sombria, perturbadora e psicodélica, na qual Gepeto constrói Pinóquio como uma arma metálica de guerra para uso militar. Contadas em sua maior parte por meio de imagens, as andanças de Pinóquio são acompanhadas de diversas histórias que se entrelaçam em meio à violência, corrupção e crueldade. O lançamento no espaço cultural da Casa dos Quadrinhos integra a programação oficial da 9ª Festa da Francofonia e tem entrada franca.
Concerto da Filarmônica
Hoje e amanhã, às 20h30, na Sala Minas Gerais, três músicos da Filarmônica de Minas Gerais, a pianista Ayumi Shigeta, o contrabaixista Neto Belloto e o percussionista Rafael Alberto, na bateria, apresentam a alegria popular em forma de jazz do “Concerto Carioca de Radamés Gnattali”. A contemporaneidade do compositor Ronaldo Miranda também estará presente com a obra “Horizontes”. A Sinfonia nº 6, de Tchaikovsky, encerra o programa das duas noites. A regência é do maestro Fabio Mechetti, diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais.
“Realmente uma Ilusão”
Será aberta hoje, de 17h a 21h na GAL Galeira ((rua Groenlândia, 50, Sion), a exposição individual da artista mineira radicada em São Paulo, Renata Laguardia. “Realmente uma Ilusão” fica em cartaz até 25 de maio. Renata Laguardia sempre se lembra dos seus sonhos. Talvez seja por isso que trata as imagens que coleta em seu tempo acordada com um procedimento similar ao que fazemos com os sonhos – observa-as e as guarda na memória. As referências reais e sonhadas são então contaminadas por elaborações posteriores, tanto no processo de decodificação mental dos estímulos quanto no manuseio das tintas e pinceis. As cenas resultantes são apresentadas com uma materialidade que parece transformar a intangibilidade do onírico em fruição tátil. Camadas grossas de tinta deixam evidente o gesto que plasmou na tela o que a artista fabulou. Renata Laguardia organiza suas composições de acordo com uma lógica que nem sempre os sonhos têm, como se guardasse algo que não deseja revelar (faço aqui um jogo semântico com seu sobrenome), mas nos permitisse partilhar, até certo ponto, de seu imaginário.
“Enfermeiro Sincero”
O humorista Eduardo Stall, mais conhecido como o “Enfermeiro Sincero”, se apresenta pela primeira vez em Belo Horizonte, hoje, às 20h, no Teatro da Cidade (rua da Bahia, 1.341, Centro). Os ingressos estão à venda com valores a partir de R$40 (meia-entrada), além da taxa de administração, e podem ser adquiridos pelo Sympla. Profissionais da área da saúde pagam meia. Essa será a primeira vez que o humorista passa pela capital mineira com o seu show solo “12 x 36 – Vida de Enfermeiro”, que já lotou inúmeras sessões pelo Brasil, recebendo boa recepção do público e proporcionando uma noite de gargalhadas. “Há tempos estamos planejando a nossa vinda a Belo Horizonte. Não vemos a hora dos mineiros darem boas risadas com situações que todos passam na hora de dar aquele check-up geral ou naquela visita ao postinho mais próxima”, comenta Eduardo Stall, que é formado em enfermagem, sabendo assim lidar com situações irreverentes de forma profissional, mas sem perder o humor.
Beleza na terceira idade
O etarismo ganhou as manchetes de jornais depois que uma estudante de 44 anos foi vítima de preconceito. Entretanto, o problema é comum para quem tem mais de 60 anos, faixa etária que responde por quase 15% da população brasileira, segundo o IBGE. Na maturidade, questões como a importância da beleza e da autoestima são fundamentais para a qualidade de vida. O Brasil das Gerais, da Rede Minas, reúne especialistas que estão ligados ao bem-estar físico e mental na terceira idade para debater o assunto hoje, às 13h. O programa conta com a participação da psicóloga Eduarda Rezende Freitas e da visagista Ana Assis, que trabalha com a beleza do rosto. Na bancada da atração, o cabeleireiro Ivan Cândido, que mantém o projeto “Cuidando da melhor idade”. Acompanhado de modelos, ele vai tratar de cabelos e barba para mostrar a importância do visual. Tem, ainda, o depoimento de Marco Antônio Lobo, coordenador do “Programa da Maturidade”, da faculdade Estácio de Sá, que fala sobre a inclusão de pessoas da terceira idade nas atividades cotidianas. O Brasil das Gerais pode ser visto, no mesmo horário, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
Ouça a rádio de Minas