Dia das Crianças vai render novo fôlego ao comércio de Belo Horizonte

O Dia das Crianças vai movimentar o comércio de Belo Horizonte. Uma pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) mostrou que, neste ano, há uma maior intenção de presentear e a tendência é de alta no tíquete médio.
Em comparação com a data do último ano, houve um crescimento de 12,12% na intenção de compras. O tíquete médio ficará em cerca de R$ 120, registrando, assim, um crescimento de 4,6%.
A expectativa é que durante o mês de outubro, o comércio de Belo Horizonte seja impulsionado pela data e movimente R$ 2,37 bilhões.
Conforme os dados da CDL/BH, 92,5% dos consumidores da capital mineira que têm filhos ou que possuem convívio direto com crianças, irão presentear na data. A estimativa é desembolsar, em média, R$ 118,48 por presente.
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Dos entrevistados, apenas 7,5% disseram que não irão presentear na data. Entre os principais motivos estão o orçamento apertado – seja por estar desempregado ou alto valor dos produtos – (46,7%) e a falta de hábito de presentear (33,3%). Conforme a pesquisa, há consumidores que irão adquirir em outra oportunidade produto de maior valor agregado (13,3%), as crianças estão em idade mais avançada e também há quem opte por passeios (6,7%).
“As datas comemorativas deste ano tiveram bons resultados. E para o Dia das Crianças a expectativa também é positiva. Fatores como queda do desemprego e elevação da renda no segundo semestre justificam, assim, o crescimento de intenção de compras”, disse o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Itens mais procurados
Os brinquedos dominam a preferência. A opção deve ser adotada por 74,3% dos entrevistados. Em seguida, estão as roupas (40%), calçados (12,4%) e mochilas/malas (3,8%). O valor médio dos brinquedos deve girar em torno de R$ 110,22, das roupas de R$ 102,36 e calçados, R$ 103,26
Conforme a CDL/BH, a maioria dos consumidores (71,9%) afirma que irá comprar os presentes somente na semana do Dia das Crianças. Já 21,1% dizem que irão comprar com, pelo menos, 15 dias de antecedência. Dos entrevistados, 3,8% afirmaram que já compraram.
Em relação ao local de compras, conforme a pesquisa, a tendência é 50,3% dos consumidores priorizem as lojas de rua.
As compras pela internet serão a opção para 30,3% dos entrevistados, seguida pelos shopping center (14,6%). Conforme a pesquisa, também foram citados: pequenos comércios (1,6%); Feira Hippie (1,6%); comércio de serviço essencial como supermercados (0,5%) e shopping popular (0,5%). Já 0,5% não souberam responder.
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