Crédito: Freepik

Com foco em estudantes universitários que buscam uma oportunidade em organizações públicas e privadas, por meio da experiência do estágio, será lançado, nessa quarta-feira (3), o programa Estágio Rede Cidadã.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Rede Cidadã, a Fundação José Fernandes de Araújo (FJFA) e o Instituto de Promoção Humana, Aprendizagem e Cultura (IPHAC). O lançamento será realizado no canal da Rede Cidadã no Youtube.

O programa surge com uma proposta inovadora, de não ser apenas um agente de integração entre empresas e faculdades, mas de oferecer aos estudantes, além do acesso à oportunidade do estágio, por meio de um processo totalmente on-line, uma capacitação voltada ao seu desenvolvimento humano e da inteligência emocional.

Essa capacitação é realizada a partir de uma prática já desenvolvida há vários anos, que considera a formação do jovem em seus aspectos emocionais e relacionais. São realizados encontros com dinâmicas em pequenos grupos que visam a desenvolver o autoconhecimento e o aprimoramento das relações pessoais. Com isso, espera-se que o jovem se tornes mais preparado para assumir os desafio do mundo do trabalho, ainda na experiência do estágio.

O Estágio Rede Cidadã já formalizou convênio com importantes IES, como a Universidade Federal de Minas, PUC Minas, UNI-BH, Fumec, Dom Hélder, Estácio de Sá, Newton Paiva, entre outras. A próxima etapa será a formalização de convênios com IES do interior de Minas e de outras capitais do País.

Fundada em 2002, a Rede Cidadã atua na formação profissional de adolescentes e jovens, oferecendo gratuitamente programas de formação humana, inserção e acompanhamento no mercado de trabalho, com cerca de 88 mil pessoas inseridas no mercado de trabalho até hoje.

No novo programa de estágio, a organização será responsável pelo recrutamento e seleção dos estagiários e encaminhamentos às vagas adequadas; oferecerá a capacitação dos estudantes, a prospecção das organizações e fará a gestão dos processos.

A FJFA, criada pelo Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, e que há 40 anos concede bolsas de estudos a universitários em situação de carência financeira, fará a apresentação do programa às Instituições de Ensino Superior para a formalização do convênio.

O IPHAC, por sua vez, soma-se a essa parceria, oferecendo e gerenciando a plataforma digital, na qual se dá todo o fluxo entre as empresas / instituições e os estudantes e se responsabilizará pelo seguro oferecido aos estagiários.