Ampliação do Aeroporto de Uberlândia é concluída

26 de outubro de 2021 às 0h27

img
Crédito: Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O prefeito Odelmo Leão participou, no final da manhã desta segunda-feira (25), da entrega da ampliação do Aeroporto Tenente-Coronel Aviador César Bombonato.

Com recursos de R$ 29,75 milhões, o terminal estava em obras de modernização desde 2019 e teve a capacidade de atendimento dobrada, passando de 1,7 milhão para 3,9 milhões de passageiros ao ano. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, abriu a solenidade.

Segundo maior em movimentação de Minas Gerais e o 3º de toda a região do Brasil Central- com transporte nacional de passageiros e de cargas-, o Aeroporto de Uberlândia foi assunto de pleitos da gestão municipal, sob gestão do prefeito Odelmo Leão, junto aos governos estadual e federal nos últimos anos, dada a importância estratégica para a logística local e do país.

“Um dos compromissos que assumi, ao retornar à frente da Prefeitura de Uberlândia, em 2017, foi o de trabalhar por melhorias no nosso aeroporto, que, desde 1980, está sob a gestão da Infraero, mas vinha necessitando de uma atenção maior. Felizmente, conseguimos sensibilizar o governo, que finalmente contemplou essa estrutura não apenas com as obras de ampliação, mas também com sua inclusão na rodada de concessões dos aeroportos brasileiros, o que consideramos outra ação essencial para que tenhamos um terminal à altura de nossa cidade, vocacionada ao uso intenso de passageiros e cargas”, disse o prefeito.

Crédito: Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Atualmente, o Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato está sob a administração da empresa pública Infraero, mas a situação deve mudar a partir do próximo ano. Em agosto, o Ministério da Infraestrutura anunciou que o, junto ao terminal Santos Dumont (RJ), o terminal está inserido na 7ª e última rodada de concessões aeroportuárias, prevista para ocorrer em 2022.

No térreo do terminal, funcionam a parte de inspeção de passageiros e áreas comerciais. O primeiro pavimento é destinado às companhias aéreas, ao apoio às áreas comerciais, auditório e locais para treinamentos internos, além de acesso às galerias técnicas. Já o segundo pavimento possui um mirante com áreas comerciais. A fachada do aeroporto ganhou nova cobertura para embarques e desembarques. O setor de restituição de bagagens ganhou duas esteiras. Também foram instalados novos elevadores e sanitários.

O ministro Tarcísio de Freitas reforçou a importância da ampliação para a economia brasileira, uma vez que a medida representa mais do que uma preparação para a concessão. “Significa oferecer mais segurança, conforto, oferta de assentos e, consequentemente, buscar a queda das tarifas. Mais que duplicamos nossa capacidade de atender passageiros e de absorver a demanda crescente que virá desta região, pelo agronegócio, pela agroindústria e seus outros potenciais”, pontuou.

Trincheira do Taiaman

Também nesta segunda-feira, o prefeito Odelmo Leão prestigiou a inauguração da trincheira sobre a BR-365, entre os bairros Taiaman e Dona Zulmira. As obras do trecho foram coordenadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e receberam um investimento de R$ 29,7 milhões.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail