Em BH, 73% dos consumidores querem economizar na compra de material escolar

Número de pessoas que preferem reutilizar itens do ano anterior caiu para 21,82%

2 de fevereiro de 2024 às 20h19

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Neste ano, mais consumidores planejam comprar materiais novos | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo Diário do Comércio

Em meio ao retorno das aulas nas escolas de Belo Horizonte, 73,33% dos consumidores planejam economizar na compra do material escolar, por meio de alguma estratégia. É o que revela a pesquisa “Dispêndio com Material Escolar de 2024”, realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG).

Segundo o levantamento, 35,71% das pessoas entrevistadas disseram que terão mais gastos com materiais para os estudos dos filhos, valor este, que supera o resultado de 2023, registrando percentual de 33,81%, o maior contabilizado desde 2020, que figurou com 42.38%.

A procura por preços em diversas lojas figurou como a estratégia mais utilizada pelos consumidores, com valor de 58,18%, a opção de compras pela internet veio em seguida, com resultado de 30,91%.

Ao passo em que a procura por novos materiais escolares cresce, a pesquisa registrou queda no percentual de pessoas que optaram por reutilizar o material do ano anterior. Em 2023, cerca de 60% das pessoas afirmaram que iriam utilizar o método, já neste ano, apenas 21,82% dos consumidores escolheram reaproveitar os produtos.

Opções de pagamento

Ao todo, 50,67% dos consumidores planejam utilizar o cartão de débito automático e pagamento à vista, para efetuar a compra do material escolar, o valor representa aumento quando comparado ao ano anterior, que mostrou que 32,39% das pessoas entrevistadas preferiam as duas modalidades.

A preferência por pagar em parcelas com o cartão de crédito registrou queda brusca em relação a 2023. O percentual caiu de 50,70% para 22,67%, o menor resultado desde 2020. Já o pagamento em parcela única com o cartão de crédito registrou alta de 8,45% para 20%.

*estagiário sob a supervisão da edição

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