FestCurtasBH será levado ao interior de Minas

O desafio da FCS é descentralizar o acesso às obras e levá-las para outros municípios mineiros

6 de fevereiro de 2024 às 5h08

img
Drylongso, de Cauleen Smith | Crédito: Festival de Curtas BH/Divulgação

Um dos mais tradicionais e mais importantes eventos de curtas-metragens do Brasil, o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FestCurtasBH), chegou em 2023 à 25ª edição. Mas o público ainda pode assistir à maior parte da programação. Isso porque 78 filmes exibidos no último ano integram o projeto “FestCurtasBH Itinerância”. A iniciativa viabiliza que órgãos públicos, instituições culturais, escolas, cineclubes e produtores artísticos, tanto em Belo Horizonte quanto no interior, recebam os filmes em formato digital e realizem a exibição em seus municípios, sempre com entrada gratuita.

Entre as obras escolhidas para integrar o projeto, estão os curtas-metragens vencedores de todas as categorias da edição de 2023: “Los órganos internos de la Madre Tierra” (Melhor Filme da Competitiva Internacional), “Les garçons dans l’eau” (Menção Honrosa da Competitiva Internacional), “Buurman Abdi” (Menção Honrosa da Competitiva Internacional e Melhor Filme Eleito pelo Júri Popular), “Expresso parador” (Melhor Filme da Competitiva Brasil), “Aqui onde tudo acaba” (Menção Honrosa da Competitiva Brasil) e “Nunca Pensei Que Seria Assim” (Melhor Filme da Competitiva Minas). Os filmes abordam temas atuais e em debate em nossa sociedade, como Meio Ambiente, Direitos Civis, guerras e fluxo migratório, a questão indígena no Brasil, as desigualdades sociais nas grandes cidades e o racismo.

Um destaque especial fica por conta dos curtas dedicados ao público infantil. São filmes para todas as idades, produzidos no Brasil e em diversos outros países, que abordam temas variados e contribuem com a formação pedagógica e cultural dos pequenos. 

As escolas, cineclubes e instituições públicas ou privadas de todo o estado interessadas em exibir os filmes devem preencher digitalmente um protocolo de intenções. Caso os pré-requisitos sejam atendidos, a equipe da Gerência de Cinema da Fundação Clóvis Salgado garantirá não apenas o envio das obras, mas também todo um conjunto de ações de consultoria e acompanhamento até que a exibição dos filmes seja concluída.

De acordo com o diretor cultural da Fundação Clóvis Salgado, Bruno Hilário, a itinerância do FestCurtasBH tem o papel de promover um intercâmbio com todo o estado, democratizando o acesso aos filmes que foram exibidos inicialmente em Belo Horizonte. “Muito mais do que levar a programação para os municípios do interior, nosso compromisso é sempre o de atuar ao lado dos gestores e produtores culturais de cada cidade, no sentido de amplificar a experiência cinematográfica a partir da exibição das obras. Importante destacar também que em muitos casos estamos falando de filmes raros, que ainda não estão disponíveis na internet”, afirmou.

Já segundo Vitor Miranda, gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, essa é uma das iniciativas mais importantes que surgiram a partir do FestCurtasBH. “Nosso trabalho tem o desafio permanente de descentralizar o acesso às obras e levar os filmes para espaços que vão muito além de Belo Horizonte. A itinerância é sempre uma oportunidade de construir parcerias e ampliar o fomento à produção cultural no interior”, destacou.

Para manifestar o interesse de exibir a programação, seja ela integral ou a partir de um recorte entre os 78 filmes, como por exemplo os curtas infantis ou os que abordam uma temática particular, basta preencher o formulário neste link. O processo de preenchimento dos dados pode ser acessado por produtores culturais individuais, escolas, cineclubes, Prefeituras e ONGs. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até agosto de 2024.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail