Ibirité cria projeto de lei para implementar gratuidade no transporte público local

Prefeitura pretende economizar com frota de transporte e fazer pagamentos via quantidade de quilômetros rodados pelas linhas

30 de junho de 2022 às 18h45

img
Crédito: Prefeitura de Ibirité / Marcos Vinícius Mendonça

A Prefeitura Municipal de Ibirité apresentou recentemente na Câmara dos Vereadores um Projeto de Lei Complementar que zera a tarifa do transporte público que liga os bairros do território. A defesa da gratuidade seria uma forma de oferecer melhorias para os passageiros e, ainda, impulsionar a economia local. A Câmara dos Vereadores já prosseguiu com a leitura e aguarda, agora, uma audiência pública junto à sociedade civil. Depois, vai continuar com a avaliação pela Comissão de Transporte e, na etapa final, entrará em votação. 

De acordo com o prefeito William Parreira, a gratuidade prevista pelo Projeto de Lei Complementar 008/22 é uma causa defendida pelo gestor desde o início do mandato. Na avaliação do chefe do executivo municipal,  o modelo não vai impactar de forma negativa o caixa da Prefeitura. Parreira acredita ainda que, caso aprovada, haverá avanços na economia do município com a medida. 

Nesse sentido, o prefeito avalia que os recursos para possibilitar o projeto serão até mesmo dos valores economizados com o pagamento de vale-transporte para os servidores públicos. Além disso, outra parcela será paga com  a redução da frota que hoje é empregada para atender aos alunos da rede municipal de educação. 

A aprovação do projeto permitirá que toda a população usufrua gratuitamente da frota que atende ao município, conforme informações publicadas pela Prefeitura.

“Não teremos mais cobrador nos ônibus, apenas o motorista. Qualquer pessoa poderá embarcar em quantas linhas municipais desejar para se deslocar pela cidade, sem pagar qualquer valor por isso”, explicou Parreira.

Com uma eventual mudança no sistema, a Sidon, empresa licitada para cumprir viagens entre 2020 – 2040, deixará de fazer receita por meio das passagens pagas pelos passageiros. A Prefeitura pretende pagar pelo serviço não mais pela quantidade de usuários, mas pela quilometragem. A proposta é que a Prefeitura pague R$ 5 por cada quilômetro. Por mês, a expectativa é que a empresa tenha deslocamentos de até 150 mil quilômetros. Os custos seriam, portanto, de R$ 800 mil/mês para o executivo municipal. 

Economia da Prefeitura e benefícios para a sociedade

Ainda de acordo com informações divulgadas no portal da Prefeitura, entre os benefícios esperados com a implementação da tarifa zero no município estão:

  • A entrada de mais moradores de Ibirité no mercado de trabalho;
  • A garantia do acesso de famílias vulneráveis a serviços de educação e saúde. 

A Prefeitura também acredita que haverá investimentos indiretos, já que a população poderá transitar mais facilmente pelo município. A atração de empresas e comércios também é citada, já que a iniciativa privada não terá entre os custos trabalhistas o transporte. Por fim, é esperado que a população reduza as saídas utilizando veículos próprios, contribuindo para a redução da poluição do ar.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail