Lucro líquido do grupo MRV&CO recua 71% no segundo trimestre

Com a exclusão do efeito dos ajustes de mercado, valor apurado apresentou alta de 6% de abril a junho

11 de agosto de 2022 às 0h30

img
Com aumento nos preços acima da inflação, a MRV elevou em 11,06% o tíquete médio das vendas no Programa Casa Verde e Amarela | Crédito: Marcus Desimoni/Nitro

O grupo mineiro MRV&CO – que engloba as empresas MRV, Urba, Luggo, Resia e Sensia – apurou lucro líquido de R$ 58 milhões no segundo trimestre deste exercício, queda de 71% sobre os R$ 203 milhões da mesma época de 2021. Desconsiderando os impactos de Equity Swap, da marcação a mercado e dos resultados da venda da carteira, o desempenho do período chegou a R$ 215 milhões, avanço de 6% no mesmo tipo de comparação. No primeiro semestre, o resultado alcançou R$ 299 milhões, queda de 17,5% sobre os R$ 362 milhões da primeira metade de 2021 – sob a mesma justificativa.

A Receita Operacional Líquida (ROL) foi de R$ 1,6 bilhão no segundo trimestre e chegou a R$ 3,2 bilhões no acumulado dos seis primeiros meses de 2022. Em ambos os casos, foi registrada baixa sobre igual período do ano anterior, de 11,8% e 4%, respectivamente. Já a geração de caixa do grupo foi de R$ 343 milhões de abril a junho e ficou negativa em R$ 474 milhões no encerramento do semestre.

O Ebitda (lucro líquido antes do Imposto de Renda, contribuição social, despesas financeiras líquidas, despesas de depreciação e amortização) chegou a R$ 441 milhões no segundo trimestre, crescimento de 48% sobre a mesma época do exercício anterior. E no semestre somou R$ 639 milhões – aumento de 26% sobre igual intervalo de 2021.

Operações americanas puxam desempenho do grupo MRV

Segundo o diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores da MRV, Ricardo Paixão, o lucro foi puxado, mais uma vez, pela operação americana Resia, que teve recorde de venda de mais de R$ 1 bilhão no segundo trimestre, com margem bruta combinada de 37%. Ainda conforme ele, contou a favor também a venda de dois empreendimentos da Luggo, dentro do acordo de investimentos firmado com a Brookfield, pelo valor total de R$ 141,5 milhões.

“Os impactos no lucro líquido são apenas ajustes de mercado, e o resultado foi positivo para o grupo como um todo. Estamos trabalhando na evolução dos preços de maneira a recompor a margem bruta das operações brasileiras e temos conseguido. Com o cenário de inflação desde 2020, não tínhamos conseguido repassar os preços e, mais recentemente, temos conseguido fazer essa recomposição”, explica.

É que o setor de construção tem registrado índices de preços acima da média anual histórica desde o início de 2020, o que resultou em uma forte compressão da margem bruta no segmento de incorporação, que caiu de 30,4% no ano de 2019 para 18,9% no último trimestre. A empresa conseguiu elevar esses preços acima da inflação no decorrer do primeiro semestre de 2022, acumulando um aumento no tíquete médio das vendas destinadas ao Programa Casa Verde e Amarela em 11,06%, contra um índice acumulado no período de 7,53%. Com isso, a margem bruta de novas vendas no final do período alcançou 25%.

“Nossas projeções apontam para um aumento de preço e ganho de produtividade superiores à inflação estimada para o próximo período, fazendo com que a margem bruta de novas vendas volte ao patamar saudável, acima de 30%, a partir do ano que vem”, completa.

Mudanças no Casa Verde e Amarela beneficiam MRV

Por falar no Programa Casa Verde e Amarela, Paixão acredita que as mudanças de financiamento anunciadas pelo governo poderão ajudar inclusive nessa recomposição da margem. As revisões das faixas começaram a impactar as vendas no final de julho e poderão surtir maiores efeitos nos resultados da companhia a partir do próximo trimestre.

Entre as medidas, o ajuste no teto das faixas de renda do programa; incremento do subsídio concedido; expansão do prazo máximo de financiamento para 35 anos; e uso do FGTS consignado.

De forma detalhada, os lançamentos do grupo MRV&CO totalizaram R$ 2,1 bilhões em Valor Geral de Venda (VGV) no trimestre e 9.078 unidades. Nos seis primeiros meses de 2022, foram R$ 3,8 bilhões e 14.562 unidades. Todos os números são menores que os apurados no ano passado.

Já as vendas somaram R$ 2,6 bilhões em VGV e 9.318 unidades entre abril e junho. Enquanto entre janeiro e junho, foram R$ 4,3 bilhões e 18.249, respectivamente. Os valores aumentaram em relação ao ano passado, mas o volume caiu.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail