Tecnologia 5G é lançada em Pará de Minas

Leia os destaques desta semana dos associados do Sindijori-MG

19 de janeiro de 2024 às 5h11

img
Crédito: Adobe Stock

Membros da diretoria da Algar Telecom apresentaram oficialmente o lançamento da rede 5G em Pará de Minas ao Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Esporte, lazer e Turismo, Paulo Francisdale, à Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, à Secretária Municipal de Educação, Marluce de Souza Pinto Coelho, e ao Procurador Geral do Município, Hernando Fernandes da Silva.

Além da rede 5G, foi apresentado pelo Diretor de Operações de Clientes, Luis dos Santos Alves, o projeto de implantação de rede plena de fibra ótica na cidade, em substituição aos cabos de cobre utilizados atualmente. (Jornal Diário – Pará de Minas)

Inflação de MoC mais baixa que a nacional

Montes Claros fechou 2023 com uma inflação mais baixa do que o índice nacional, que foi de 4,62%. No ano passado, o aumento do custo de vida na cidade foi de 4,29%, menos da metade do índice inflacionário acumulado em 2022, que tinha sido de 9,52%. Isso é o que aponta a pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O levantamento mede o custo de vida das famílias com rendimento entre um e seis salários mínimos mensais na cidade-polo do Norte de Minas. (Novo Jornal de Notícias – Montes Claros)

Alô, Minas! Até nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (19) o prazo de adesão dos municípios mineiros ao Alô, Minas! – Fase II. A iniciativa do Governo de Minas, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), irá contemplar com internet e telefonia móvel cem novos distritos e localidades de Minas Gerais que ainda não possuem acesso ao serviço. As inscrições para as prefeituras ficam abertas no Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) até as 18h.

Entre os critérios previstos no edital está a participação de distritos e localidades que tenham, no mínimo, 500 eleitores totais, tendo como base os dados atualizados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE). Os demais critérios estão disponíveis no edital. (Diário de Caratinga)

Aegea e Prefeitura alinham concessão

O prefeito André Merlo recebeu o vice-presidente da Aegea Saneamentos, Guillermo Deluca, na terça-feira (16). Ele estava acompanhado pelo diretor-presidente, Erich Wyatt, pelo diretor-executivo, Marcos Antunes, e pelo gerente de Planejamento, Eduardo Rizzo.

Neste encontro, foram alinhadas as próximas etapas do trabalho da empresa, vencedora do leilão de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade.

A licitação é considerada a maior do Brasil em 2023 na área de saneamento e visa a concessão do Saae por um período de 30 anos, trazendo diversos benefícios para a população valadarense. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)

Uberlândia faz CPI da energia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Câmara Municipal para apurar falhas no fornecimento de energia elétrica em Uberlândia definiu as datas das audiências públicas que serão realizadas para junta de documentos, oitivas e início das apurações junto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Após uma reunião entre os membros da comissão e assessores jurídicos dos vereadores que integram a CPI, ficou definido que as audiências públicas serão realizadas nos dias 30 e 31 de janeiro. Os parlamentares, acompanhados por seus advogados, vão questionar testemunhas, ouvir suspeitos, requisitar informações e documentos da Cemig e tomar depoimentos de autoridades, entre outras responsabilidades. (Diário de Uberlândia)

Divisão do orçamento de Caeté

A Câmara Municipal aprovou e o prefeito Lucas Coelho sancionou o orçamento total previsto para o município de Caeté, que ficou em R$ 221.765.888,37. O montante é menor R$ 5,6 milhões que o do ano passado.

“Entretanto teremos mais recursos para execução de obras, programas e serviços, uma vez que temos muitas ações em andamento e que continuarão sendo executadas dentro do orçamento de 2023”, explicou recentemente, o secretário municipal de Planejamento, Júlio César Batista. (Jornal Opinião – Caeté)

Melhor tinto do Brasil é da Canastra

Eleito pela segunda vez como melhor vinho do Brasil, o Sabina Syrah, é feito com uvas produzidas na Serra da Canastra. O Sabina está no topo do Guia Descorchados, do crítico Patrício Tapia, que avalia vinhos dos países da América do Sul.

O rótulo está em sua terceira safra e obteve 93 pontos na publicação. Ele é produzido pela Sacramentos Vinifer com uvas da Serra Canastra, em Sacramento/Minas Gerais. A safra de lançamento do Sabina Syrah, a de 2021, também já havia arrebatado a crítica, quando também foi eleito o melhor vinho brasileiro no DecanterWine Awards. Em 2022, obteve 92 pontos e ficou entre os melhores tintos do País. (Folha da Manhã – Passos)

Parque prestes a ser entregue

A cidade de Congonhas está prestes a receber uma adição significativa ao seu patrimônio cultural e ambiental: o Parque Natural Municipal da Romaria. Com um projeto que visa integrar o meio natural ao edificado, a iniciativa da Prefeitura promete trazer benefícios tanto para os residentes locais quanto para os turistas que visitam a cidade.

Localizado em um complexo cultural que abrange o Museu Congonhas, a Alameda Cidade Matosinhos de Portugal e o conjunto barroco da Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, o Parque Natural da Romaria se destaca pela sua proposta única de oferecer um espaço para a prática de exercícios físicos aliada à preservação ambiental. (Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)

Casa de Chá renasce em Poços

A Casa de Chá, um dos atrativos do Recanto Japonês em Poços de Caldas e que foi destruída por vândalos em 2016, está renascendo na cidade. A arquiteta Elizabete EmiNiwa, responsável por conduzir todo o projeto de reconstrução, está sendo responsável também por toda a reconstrução do local que ainda não está aberto para visitas.

A reconstrução da Casa de Chá representa não apenas um renascimento arquitetônico, mas também uma valorização da cultura e tradição japonesa em Poços de Caldas. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Teófilo Otoni implanta Mesa Brasil

A diretoria do Sindcomércio se reuniu com os coordenadores do Programa Mesa Brasil que ficarão responsáveis pelas atividades do programa em Teófilo Otoni e região. São eles, Giovani Paulino, coordenador do Centro de Distribuição, que será inaugurado em Teófilo Otoni e Josiane Marcussi, coordenadora e gerente de Ação Social do Sesc Minas Gerais.

Neste encontro, foram alinhados detalhes para a inauguração do Centro, um programa que atua contra a fome e o desperdício, a partir de parcerias, e transforma a vida de crianças, jovens, adultos e idosos em todo o Brasil. O Sindcomércio de Teófilo Otoni, e região é o responsável por intermediar o contato com o programa e as entregas nesta região. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail