Turismo
Setor cresce 7,9% entre janeiro e setembro. Minas se destaca
Já na comparação com agosto deste ano, o avanço foi de 1,5% nas atividades ligadas ao turismo
20 de novembro de 2023

As atividades no setor de turismo no Brasil avançaram 7,9% no acumulado dos nove primeiros meses de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que os 12 estados analisados registraram dados positivos, dentre eles Minas Gerais, com alta de 17,5%.
Além de Minas Gerais, São Paulo (6,3%), Rio de Janeiro (11,8%), Bahia (13,9%) e Paraná (12,9%) também estiveram entre os destaques na divisão por estado. Já o segmento que mais se desenvolveu foi o de transporte de passageiros, com variação positiva de 1,8%.
Considerando apenas o mês de setembro, o País registrou um crescimento de 6,4% no indicador de atividades turísticas frente ao mesmo mês de 2022. Essa foi a 30ª taxa positiva seguida no comparativo.
Já na comparação com agosto deste ano, o avanço foi de 1,5% no índice. Dessa forma, o setor de turismo se encontra 6,1% acima do patamar de fevereiro de 2020, início da pandemia, e apenas 1,4% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em fevereiro de 2014.
Notícias relacionadas
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, esses resultados reforçam o empenho do governo federal pelo fortalecimento do ramo turístico no Brasil. “Esses números comprovam o excelente momento do turismo nacional, que conta com várias ações do governo para ampliar seu crescimento e, consequentemente, contribuir com a crescente abertura de postos de trabalho e a geração de renda à população”, comenta.
Turistas estrangeiros
Esses números apresentados pelo IBGE corroboram outros indicadores do bom momento do turismo nacional. Em setembro deste ano também foi registrado um gasto total de US$ 566 milhões dos turistas estrangeiros no País. Esse é o maior valor para o mês desde 1995, quando o Banco Central (BC) começou a contabilizar dados do tipo. No acumulado do ano, as despesas deste público superam R$ 24,6 bilhões.
Além disso, mais de 4,4 milhões de turistas internacionais desembarcaram no Brasil entre os meses de janeiro e setembro de 2023. É o que revela o levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Polícia Federal. Isso representa um aumento de 79% na comparação com o resultado alcançado durante todo o ano passado.
Iniciativas de incentivo ao turismo no Brasil
O desenvolvimento do setor é o foco de programas lançados recentemente pelo Ministério do Turismo. Um deles foi o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas para facilitar viagens no país. A estratégia envolveu ações como a criação de 94 novas rotas aéreas, que chegarão a 43 destinos de 17 unidades federativas.
Outra iniciativa organizada pelo Ministério do Turismo é o Programa Conheça o Brasil: Realiza, uma parceria também junto ao Ministério de Portos e Aeroportos e ao Banco do Brasil. O trabalho conjunto proporciona a disponibilidade de crédito facilitado a correntistas da instituição financeira para a realização de viagens.

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
Comentários
Conteúdo Relacionado
Nova CEO
06/12/23
Bolsa de Valores
06/12/23
Fraude Fiscal
06/12/23
Plataforma Renovada
06/12/23