VLI anuncia compromissos para um mundo melhor

19 de novembro de 2021 às 0h29

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A VLI é uma companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos | Crédito: VLI / Divulgação

O conjunto de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) é um pilar fundamental nas operações da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos. O tema não apenas é parte da estratégia e do dia a dia da companhia, como acaba de se tornar parte de um compromisso para o futuro, anunciado a clientes, parceiros e empregados na quarta-feira (17).

Entre as metas estabelecidas pela companhia estão, por exemplo, a redução de 15% de emissão de gases do efeito estufa por tonelada transportada, diminuição de 20% de consumo de água nova nas operações e o alcance de 30% de mulheres em cargos de liderança. Parte delas será cumprida até 2025, como é caso o das que envolvem as questões sociais, e outras devem ser atingidas até 2030, a exemplo das questões relacionadas ao meio ambiente.

“Por meio destes compromissos, a VLI demonstra seu desejo de manter uma conexão ainda mais próxima com as comunidades, o meio ambiente e todos os mais diversos stakeholders com os quais a companhia está envolvida, gerando valor para toda a nossa cadeia. Nossos objetivos revelam também o elo da VLI com uma gestão transparente e ética, pilares da nossa governança corporativa. Somos uma companhia presente em dez Estados e em centenas de municípios. Essa capilaridade, para nós, significa a possibilidade de transformar as metas que estabelecemos em legados concretos e duradouros para a sociedade com a qual estamos conectados”, declara o presidente da VLI, Ernesto Pousada.

As metas anunciadas pela VLI foram desenvolvidas com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas, e organizadas em três frentes: Legado para o planeta, Valor para as relações e Segurança para as operações. Todos os compromissos passam, ainda, a compor metas que envolvem presidência, direção e liderança da VLI, o que garante o engajamento de toda a companhia de forma concreta nos objetivos estabelecidos, bem como o acompanhamento permanente dos resultados alcançados.

“Chamamos esta agenda ESG de ‘VLI para o amanhã – conexões para o mundo melhor’. Acreditamos que transformações consistentes no ambiente externo tenham início na mobilização do nosso próprio time, que, desde o início das atividades da VLI, revela vocação para transformar positivamente o entorno de onde atuamos. Os compromissos assumidos se comunicam com os valores da companhia, que são sólidos e genuínos. Estamos certos de que, com intencionalidade, propósito e processos, seremos capazes de, dia após dia, contribuir para a realização de grandes transformações”, afirma a diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade da VLI, Rute Melo Araújo.

Legado para o planeta – O transporte de cargas pelo modal ferroviário já possui um forte caráter sustentável, uma vez que as emissões de CO₂ relacionadas a ele são inferiores às do modal rodoviário. A VLI quer ir além e prestar uma contribuição ainda maior ao meio ambiente. Neste sentido, uma grande contribuição para mitigar os efeitos provocados com as mudanças climáticas é a redução, em 15%, da emissão de gases de efeito estufa por tonelada transportada. Entre as principais iniciativas nesse sentido está a renovação da frota de locomotivas da companhia.

A inovação também é um pilar fundamental dessa transformação, como mostram duas iniciativas recentes implantadas na VLI. A primeira delas é chamada de Fuelytics, ferramenta concebida e desenvolvida internamente na VLI, que viabiliza a redução no consumo de combustível e na emissão de gases nas operações ferroviárias. Com ela, apenas no ano passado, a VLI obteve redução de consumo de diesel na ordem de 940 mil litros, evitando a emissão 2,8 mil toneladas de CO₂ na atmosfera.

A segunda é o chamado projeto Leader, também em curso na companhia. Ele consiste em tecnologias semiautônomas implantadas nas locomotivas da VLI, o que faz com que, a partir de uma velocidade mínima, elas sejam guiadas de forma automática, buscando o melhor desempenho de eficiência energética, observando as características do trecho percorrido. A partir do período de testes e habilitação, o sistema será gradualmente implementado em todos os corredores nos quais a companhia atua, ampliando os resultados nesta frente.

Em termos práticos, o alcance da meta de 15% das emissões entre 2020 e 2030 representará aproximadamente a redução de 36 milhões litros de diesel e 84 mil toneladas de CO₂. Isso significa a preservação de aproximadamente 588 mil árvores, com base em estimativas base do Instituto Brasileiro de Florestas (IEF).

Outro compromisso relevante diz respeito à diminuição em 20% do consumo de água nova nas operações. Atualmente, a água consumida no dia a dia da companhia é proveniente de captação subterrânea (poços artesianos) e das concessionárias prestadoras do serviço. Com compromisso estabelecido, a VLI buscará novas tecnologias e formas de operar otimizando o uso de água, bem como adotará, de forma eficiente, o reaproveitamento do recurso e de efluentes tratados nas estações existentes em determinadas localidades.

Diversidade já faz parte da cultura da empresa

O respeito e a promoção da diversidade e da inclusão já integram a cultura da VLI. Em julho de 2020, a companhia tornou-se signatária do compromisso “Equidade é Prioridade”, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas, estabelecendo uma meta mínima de 30% de mulheres em posições de alta liderança – a partir de gerentes ou cargos equivalentes – até 2025.

A VLI atualmente já possui uma série de ações em curso para alcançar seus objetivos nesta esfera. Para o próximo ano, a companhia já espera um percentual de público feminino em cargos de gerência, gerência-geral e diretoria 4% superior ao registrado em 2021. Além disso, de 2017 a 2020, a participação de mulheres no total de contratações anuais passou de 17% para 31%.

Na VLI, a cultura de diversidade e inclusão já se mostra desde os chamados programas de porta de entrada, como estágio e trainees. Em 2020, por exemplo, foi feito a seleção do Programa de Trainee mais diversa de todas as edições realizadas até então, com o ingresso de 54% de pessoas negras e 55% de mulheres. O processo de recrutamento foi alterado para que valores e atributos, como empatia, resiliência e colaboração, fossem considerados, assim como as histórias de vida, para além da capacidade técnica e formação acadêmica.

Com os objetivos anunciados, a VLI também se compromete a levar esse tema a toda a sua cadeia de relacionamento, com a sensibilização de 100% dos seus clientes e fornecedores sobre temas relacionados a políticas de inclusão e à ética. Neste último aspecto, é importante destacar que, em abril deste ano, a VLI passou a integrar o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, do Instituto Ethos, compromisso voluntário assumido por empresas privadas e públicas e tem por objetivo uni-las na promoção de um mercado mais íntegro e ético, além de reduzir as diferentes formas de corrupção.

Várias ações internas se somaram à assinatura do Pacto, no sentido de mobilizar toda a companhia em torno do tema. Por exemplo, em maio de 2021, mês da Ética, um grande evento foi realizado, com transmissão para toda a empresa e presença do presidente do Conselho de Administração, diretores da empresa e clientes, com o intuito de vocalizar a transformação da companhia rumo a um ambiente cada vez mais íntegro, respeitoso e inclusivo.

Por fim, também dentro de Valor das Relações, a VLI estabeleceu o compromisso de alcançar e manter o índice de 60% de contratação de fornecedores locais. Para isso, a companhia está se estruturando e desenvolvendo ações junto a associações locais e buscando parceria com confederações dos Estados, para mapear potenciais fornecedores de materiais e serviços nas proximidades de suas operações.

Segurança para as operações -Somando-se às ações de segurança voltadas para a convivência segura e harmoniosa de pedestres, ciclistas e motoristas com a linha do trem, a VLI também direcionará esforços adicionais para outra de suas prioridades: a saúde e a segurança dos empregados nas operações, sejam elas administrativas ou no front de operações de ferrovias, portos e terminais. O objetivo é levar os índices de ocorrências com e sem afastamento de trabalho a patamares de excelência internacionais.

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