Negócios

ALE planeja ampliar rede em Minas Gerais

Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
ALE planeja ampliar rede em Minas Gerais
A guerra na Ucrânia é a parte que preocupa, pois pode afetar nosso negócio, afirmou o diretor Renato Rocha | Crédito: Douglas Luccena

Dos cerca de 300 postos de combustíveis e serviços que a distribuidora de combustíveis ALE prevê inaugurar neste ano, 40 estão em Minas Gerais. Nos últimos meses, a empresa já abriu novas revendas em Belo Horizonte e Sete Lagoas (região Central) e a expectativa é de que, nos próximos meses, outras operações sejam iniciadas tanto na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) quanto no interior do Estado, de forma que sejam abastecidas a partir da base própria de armazenagem e distribuição de combustíveis da companhia, localizada em Betim (RMBH).

De acordo com o diretor comercial da ALE, Renato Rocha, Minas Gerais é o mercado mais representativo para a ALE no País e concentra cerca de 500 postos da rede e outros 700 clientes B2B (business-to-business). Por isso, os planos de ampliação no Estado, onde, inclusive, a companhia nasceu, estão entre os principais para o crescimento da rede neste ano.

“A presença em Minas tem se tornado cada vez mais forte; possuímos base própria de armazenagem e distribuição de combustíveis em Betim, um relacionamento bem próximo e consolidado com toda a revenda mineira e grande potencial de crescimento”, destaca.

Fundada em 1996, a ALE é a quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil e conta com uma rede de cerca de 1,4 mil postos e 9 mil clientes ativos em 21 estados e no Distrito Federal. Além disso, a empresa gera cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos. Em 2021, apurou receita próxima a R$ 15 bilhões e pretende superar essa marca neste ano, a partir da comercialização de 4 bilhões de litros de combustíveis.

A meta da companhia é conquistar cerca de 300 novos negócios, entre postos e grandes consumidores (COF), segmento composto por empresas com alta demanda para abastecimento de frotas e equipamentos, locadoras de veículos, transportadoras, agroindústrias, mineradoras, fazendas, entre outras.

Para os revendedores, a companhia disponibiliza diferenciais, como o Clube ALE e Livelo (relacionamento e recompensas), a parceria com a Moove para fornecimento de lubrificantes da marca Mobil, a Academia Corporativa ALE (treinamento e capacitação), o programa Ligados na Qualidade (certificação do combustível), as unidades de Serviço Automotivo ALE Express e as lojas de conveniência Entreposto (EP) e A Esquina.

Segundo Rocha, 2021 ainda foi fortemente impactado pela pandemia de Covid-19 e acabou sendo um ano não tão bom quanto o esperado. De qualquer maneira, o resultado foi positivo e melhor que o observado em 2020. Para o atual exercício, a expectativa é que se atinja as metas estabelecidas, até pelo arrefecimento da doença no País. Segundo ele, janeiro foi um mês desacelerado – em termos de consumo – no País como um todo, mas em fevereiro já houve incremento de demanda tanto para a gasolina quanto para o diesel, especialmente em regiões agropecuárias.

“São grandes as expectativas quanto ao atual exercício. A guerra na Ucrânia é a parte que preocupa, pois pode afetar nosso negócio, a partir do preço do barril de petróleo no mercado internacional. Mas estamos otimistas”, diz.

Por falar no aumento dos preços dos combustíveis, que vem ocorrendo de maneira sequencial desde o ano passado, o diretor explica que a política adotada pela distribuidora se baseia no que é passado pelos fornecedores e que os suprimentos da rede hoje vêm, praticamente em sua totalidade, da Petrobras.

“A estatal toma a decisão a partir da cotação internacional e a gente aplica. Mas vale dizer que os preços da gasolina e do diesel sofrem outros impactos, como do etanol anidro e do biodiesel (B100) – produtos que também têm sofrido aumentos relevantes não apenas pela escassez, mas por questões de safra e entressafra”, pondera.

Sobre o autor

Mara Bianchetti

Editora do Diário do Comércio. Graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, com especialização em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo UniBH. Premiada entre os jornalistas mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marabianchetti/

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas