Hotéis-fazenda lucram com hóspede que quer sossego no Carnaval

Empresariado está otimista com a data

23 de janeiro de 2024 às 5h11

img
Hotel Fazenda Paciência, em Santana dos Montes, já está com os 13 chalés reservados para o período do Carnaval | Crédito: Kleber Schmidt/ Divulgação

A pouco mais de 15 dias para o Carnaval, a maioria dos foliões já decidiu onde festejar e agora se preocupa com fantasias e adereços. E quem dispensa a maratona atrás dos trios elétricos e quer sossego, sombra e água fresca também já está se organizando. Os hotéis-fazenda, chalés e pousadas próximas à natureza, no interior do Estado, já estão em contagem regressiva.

Aconchegantes e sossegados, esses espaços recebem principalmente famílias, incluindo crianças e idosos. Cercados pela natureza, a maioria vai manter a programação normal ou, no máximo, promover alguma interação lúdica para as crianças.

Pródigo em hotéis-fazenda, o município de Santana dos Montes, na região Central, deve viver um carnaval com estradas movimentadas. O Hotel Fazenda Paciência, por exemplo, já está com os 13 chalés reservados. A propriedade, que guarda características e construções originais de 1742, preserva também uma típica gastronomia mineira. A área de 200 hectares e 3 mil metros de área construída, a 135 quilômetros de Belo Horizonte, é cercada por muito verde e água.

Segundo o proprietário da Paciência, Vinícios Leôncio, a procura para o Carnaval está intensa e repete o resultado do mesmo período do ano passado.

“Como estamos bem perto de Belo Horizonte, recebemos um público que quer fugir do tumulto com segurança. Como em outras datas festivas, oferecemos uma programação temática, mas sem abrir mão das nossas características, sem perturbar o sossego dos nossos hóspedes”, explica Leôncio.

Para receber os hóspedes nessa época, o empresário faz contratações pontuais na própria região. Feliz com os resultados ela já prepara a próxima data “cheia”: a Semana Santa, que acontece entre 28 e 31 de março.

“Já estamos praticamente lotados também para a Semana Santa. Como a data ainda está distante, pode acontecer algum cancelamento, mas acredito na ocupação total também no feriado de março. Vivemos um período muito bom e 2024 é muito promissor”, destaca o proprietário do Hotel Fazenda Paciência.

A expectativa no Hotel-Fazenda Igarapés é repetir o bom resultado do ano passado, com 80% de ocupação no fim de semana. Até agora, o empreendimento que fica na cidade de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) tem 40% das vagas já reservadas.

Crédito: Hotel-Fazenda Igarapés/Divulgação

De acordo com o proprietário Felipe Fernandes, são 23 unidades habitacionais, sendo 19 suítes e quatro acomodações para famílias – duas casas com dois quartos e duas casas com três quartos cada.

“Mantemos as nossas atividades de roça e incrementamos a programação com a contratação de uma banda para a noite das marchinhas e aumentamos as atividades de recreação como a oficina de máscaras para tornar a noite ainda mais divertida”, revela Fernandes.

Casais também curtem paz e natureza em hotéis-fazenda durante o Carnaval

No Sul de Minas, Monte Verde, distrito de Camanducaia, é conhecido pelo clima frio e com ar europeu. Clássico destino de inverno, o lugar atrai no Carnaval – bem no meio do verão – justamente pelo clima ameno e tranquilidade.

De acordo com sócio-gerente da pousada Pérola da Mantiqueira, Leandro Simplício da Rosa, os seis chalés que compõem o empreendimento estarão totalmente ocupados nos quatro dias de folia.

“Para não dizer que não tem nada de carnaval na cidade, temos uma banda que desfila tocando músicas antigas. Mas a palavra de ordem aqui é tranquilidade. A Pérola é voltada para casais, mas Monte Verde recebe muitas famílias e a cidade já está pronta para receber a todos”, afirma Rosa.

Dessa vez não será preciso contratar mão de obra extra para atender os hóspedes no Carnaval. A expectativa é que o ano, embalado por diferentes eventos, seja de resultados igualmente satisfatórios.

“Monte Verde tem investido na realização de eventos, nos tornando menos dependentes da alta temporada. Isso é bom para o turista, que tem sempre um nível de atendimento excelente e para nós, empreendedores, ainda mais. Só para dar um exemplo, já temos reserva até para o próximo réveillon”, comemora o sócio-gerente da Pérola da Mantiqueira.

Crédito: Pérola da Mantiqueira/Divulgação

Também em Santana dos Montes, o Hotel Fazenda Fonte Limpa já tem o mapa de reservas de julho completo. Segundo o proprietário do Fonte Limpa, Bruno Nogueira, a propriedade do século 18 é cercada por resquícios da Mata Atlântica e passou por um minucioso trabalho de restauração que durou quase 20 anos.

Das 22 unidades, divididas em cinco categorias, 70% já estão ocupadas para o Carnaval e a estimativa é ter 100% de ocupação no hotel-fazenda. Para dar conta do trabalho, o número de colaboradores deve crescer 20% no período.

“Percebemos em relação ao não passado uma aceleração da demanda. Em 2023 chegamos aos 100% mais em cima da hora. Esse ano, é que seja nos próximos dias. Trabalhamos com dois pacotes: um de sexta a terça e outro estendido até quarta. Realizamos algumas brincadeiras relacionadas com o tema, mas preservando a tranquilidade. O nosso forte é o lazer baseado no rural, com os passeios a cavalo, o contato com os animais; e o lazer termal, com os banhos na jacuzzi, ofurô, piscina térmica; e sempre música ao vivo à noite”, completa Nogueira.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail