Marca italiana Moto Morini inaugura concessionária em BH e inicia operação em Minas
A marca italiana de motocicletas premium Moto Morini irá inaugurar, no dia 5 de maio, uma concessionária em Belo Horizonte, a primeira em Minas Gerais. A nova operação integra o plano de expansão da empresa no mercado nacional, que tem como objetivo encerrar 2026 com, pelo menos, 15 lojas em funcionamento em todo o Brasil.
O empreendimento recebeu investimento inicial de R$ 3 milhões e será operado pelo Grupo Automax. Ele está localizado na avenida Barão Homem de Melo, 4.278, no bairro Estoril, região Oeste da capital mineira. Esta será a oitava operação da montadora no País e a terceira na região Sudeste.
O presidente da operação brasileira da Moto Morini, Fabricio Morini, destaca que a expectativa para essa nova concessionária é a melhor possível. Ele ressalta que a cidade está recebendo uma unidade antes mesmo de outras grandes praças, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Morini ressalta que a marca atua no mercado de entrada para o segmento premium, oferecendo um upgrade e uma escolha madura para quem quer evoluir nessa área. O empresário acredita que esse perfil de cliente está presente na Capital. “Entendemos que o público da Moto Morini está mais concentrado em Belo Horizonte”, avalia.
Além disso, o empresário pontua que a entrada no mercado mineiro reforça a estratégia de crescimento da empresa no País. Morini observa que Minas reúne um público apaixonado por motos, além de possuir grande relevância econômica. “Estar presente em Belo Horizonte representa um passo importante para ampliar a presença da Moto Morini no Brasil e fortalecer a proximidade com novos consumidores”, afirma.

Já o sócio do Grupo Automax, Rogério Bechelany, destaca que a parceria com a marca italiana representa a oportunidade de ingressar em um segmento em expansão. Ele ressalta que a presença da Moto Morini no portfólio da empresa reforça o posicionamento de oferecer aos clientes marcas com propósito, diferenciação e experiência.
“Estamos muito entusiasmados em representar uma marca com esse legado em Belo Horizonte e confiantes no potencial dessa parceria”, declara.
Quanto a uma possível expansão em Minas Gerais, Morini esclarece que, no momento, o foco está totalmente voltado para essa nova unidade na capital mineira. Ele explica que, antes de projetar uma ampliação no mercado mineiro, é preciso analisar a demanda local e como será a aderência do público à nova operação.
Apesar de não haver necessidade de novas inaugurações no curto prazo, o empresário pontua que, no longo prazo, a marca pode abrir mais lojas em Belo Horizonte ou em cidades do interior, como Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Expansão nacional
A Moto Morini iniciou suas atividades no Brasil em julho do ano passado e, desde então, já inaugurou sete lojas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste do País. Ela também conta com uma fábrica terceirizada na Zona Franca de Manaus. A expansão no mercado nacional está baseada na ampliação gradual da rede de concessionárias e no fortalecimento do posicionamento da marca.
O projeto também está ancorado no plano de conquistar 15% de participação no segmento de motocicletas entre 600 e 700 cilindradas até o final deste ano. No horizonte estratégico da empresa está a meta de atingir faturamento anual de R$ 300 milhões no País até 2030.

O presidente da Moto Morini Brasil garante que a empresa está satisfeita com os resultados obtidos até o momento. Ele destaca que a marca já possui de 4% a 5% de market share no segmento de 600 e 700 cilindradas, mesmo sem estar presente nos mercados de maior volume de vendas. Além disso, a montadora também busca atingir 10% nos mercados de 350 e 400 cilindradas.
“Nós estamos muito felizes com os resultados da Moto Morini alcançados em menos de um ano. Foi um crescimento meteórico”, completa.
- Leia também: CFMoto investe em motocicletas no Brasil
O empresário ressalta que, diferentemente do que muitos esperavam, os preços praticados no mercado interno não serão os mesmos que em outros países. Segundo ele, fatores como os impostos cobrados no Brasil e o risco de queimar o produto impedem que as marcas reproduzam os preços praticados em outros mercados.
O objetivo da empresa, no longo prazo, é atingir cerca de 6 mil unidades vendidas por ano no País, com foco em sete modelos de diferentes cilindradas. Além disso, Morini garante que a marca planeja estar presente no maior número possível de regiões, mirando cerca de 22 praças no Brasil, para atender todos os potenciais clientes. “Nós buscamos qualidade. Não somos uma marca de volume, mas sim de nicho”, conclui.
Ouça a rádio de Minas