Planta da Fabritech em Varginha será direcionada para o mercado interno

Intenção é destinar a produção para o abastecimento do mercado interno na unidade instalada no Sul de Minas

18 de maio de 2022 às 3h30

img
Fábrica da Fabritech que será instalada em Varginha, Sul de Minas, terá capacidade para produzir 80 mil capacetes por mês | Crédito: Edgard Lourenço

Os investimentos da Fabritech, uma das principais fabricantes de capacetes e viseiras para motociclistas do País, em uma planta industrial em Varginha, no Sul de Minas Gerais, devem chegar a R$ 65 milhões. A intenção é destinar a produção para o abastecimento do mercado interno na unidade mineira, que terá capacidade para fabricar 80 mil capacetes por mês, e direcionar as operações da fábrica de Limeira (SP) para vendas internacionais.

De acordo com o CEO da empresa, Marco Mascaro, um protocolo de intenções com o governo do Estado já foi assinado e as primeiras atividades comerciais poderão ter início no segundo semestre, a partir de filiais que já estão instaladas no porto-seco da cidade. Segundo ele, a estratégia traçada propõe que ao atingir 60% das matérias-primas desenvolvidas na região, iniciem-se as operações.

“A construção da fábrica em si demandará mais tempo. A área já foi definida e agora a prefeitura está trabalhando na estruturação e desmembramento do terreno. Serão 30 mil metros quadrados construídos em uma área de 60 mil metros quadrados. A fábrica de São Paulo tem uma capacidade instalada de 40 mil unidades/mês e vislumbramos que esse total seja atingido no próximo 1 ano e meio. Por isso, já vamos estruturar a nova planta de tal maneira que suporte esse crescimento”, explica.

Demanda internacional por capacetes

Hoje, os níveis de comercialização estão próximos de 15 mil capacetes mensais. Mas, conforme Mascaro, além do mercado doméstico existe uma demanda internacional que a Fabritech ainda não atende por ter de priorizar o Brasil. Assim, a expectativa é de que quando a produção mineira estiver disponível, os pedidos nacionais sejam concentrados nela e as operações de Limeira atenda pedidos de outros países.

“Trabalho no setor há mais de 20 anos e busquei o que há de melhor em termos de tecnologia e design para capacetes. Em 2015 idealizei o projeto, em 2018 iniciei as operações e hoje somos referência no mercado, oferecendo um produto com as características e qualidades do que é feito lá fora, mas com a cara do brasileiro. Somos líderes no segmento intermediário”, diz.

Hoje os capacetes da Fabritech são enviados para todo o Brasil. Ao todo são 1.200 clientes ativos e quase 30 representantes comerciais vendendo os produtos nacionalmente. Minas Gerais aparece como quarto mercado, mas para o empresário, possui potencial para se tornar o segundo. A ordem de vendas hoje é São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas.

Mascaro revela ainda que o início das atividades em Varginha vai coincidir com o lançamento de uma terceira marca e que estão previstos, inicialmente, 350 empregos. “Mas esse número pode chegar a 500 quando as operações estiverem a pleno vapor”, revela. Atualmente a empresa já conta com 200 funcionários.

Por fim, o CEO enfatiza que vários fatores contribuíram para a escolha por Minas Gerais para a nova unidade da empresa, como os benefícios fiscais, o corredor de importação e incentivos para o e-commerce, além do porto-seco localizado em Varginha, o que facilita a importação de insumos e a exportação dos produtos acabados.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail