Varejo Inteligente Conecta Brasil impulsiona a inovação nos negócios

Realizado pelo Sebrae e CDL/BH, projeto que já incentivou a inovação em 1.300 pequenos negócios premia os cinco que mais se destacaram na edição 2022/2023

30 de outubro de 2023 às 15h24

img
Crédito: Adobe Stock

Depois de atuar por uma década como professora universitária, a designer Maiara Camillo resolveu dar um passo a mais. Em 2020, ela abriu a sua própria consultoria em branding e experiência de marca. “A pandemia proporcionou uma oportunidade para as marcas se destacarem no ambiente digital e, ao mesmo tempo, introduziu novos desafios para o setor. Esse cenário me motivou a aplicar minha experiência acadêmica em soluções práticas para o mercado”, conta.

Com o desenvolvimento do próprio negócio, a empreendedora de Florianópolis (SC) sentiu que precisava definir uma visão inovadora para se destacar no mercado. Foi quando que procurou o projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil e, por meio de workshops, treinamentos e consultorias, conseguiu identificar espaço para a criação de produtos e serviços diferenciados, como um modelo de gestão voltado a melhorar a experiência da marca nas lojas. “Esse serviço já atraiu o interesse de diversos profissionais do setor, levando a reuniões promissoras”, conta.

A empresa de Maiara é um dos 1.300 pequenos negócios impactados pelo projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil, desde que começou na capital mineira, em 2016. Realizada por meio de parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a iniciativa oferece aceleração aos empreendimentos, incluindo micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI).

O projeto foi responsável pela implementação de pelo menos uma inovação em 95% dos negócios participantes, que também incluem soluções personalizadas, a partir de dores específicas diagnosticadas em cada empreendimento. As principais inovações aplicadas durante a trajetória de qualificação desses negócios incluem novos sistemas de gestão, ferramentas de pesquisa no pós-venda e de controle financeiro, ativação de soluções Google, novos canais de vendas no ambiente digital e novos processos operacionais em logística, estoque, contratações, dentre outros.

“A conexão entre startups e micro e pequenos negócios mostrou que há muito o que ser aproveitado nesses ecossistemas. Aliar inovação e empreendedorismo é um excelente caminho para a valorização desses negócios, que já representam uma força econômica significativa”, avalia o presidente da CDL/BH e do conselho deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Varejo Inteligente Conecta Brasil muda rumos dos negócios

Nacionalizado em fevereiro deste ano, a fase mais recente do projeto promoveu eventos de conexão entre as empresas atendidas e startups com perfil para solucionar demandas específicas, com o objetivo de gerar parcerias e novos negócios. Por meio das conexões no varejo inteligente, até o momento, estão previstos cerca de R$ 63 mil em novos contratos.

“O trabalho precisa sempre atender à demanda do empreendedor. Somente assim, iremos alcançar a sustentabilidade, a inovação e a inclusão almejadas. Focar primeiro no problema, realizar um bom diagnóstico, é o caminho para que sejamos mais assertivos. O empreendedorismo precisa deste tipo de parceria e o Sebrae tem este papel”, destaca o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima. Em um primeiro momento, cerca de 16 negócios foram firmados entre empresas e startups, mas há ainda a previsão de 38 novas possibilidades.

A proposta incluiu o mapeamento dos principais obstáculos para 3.300 micro e pequenos empreendimentos e microempreendedores individuais (MEI) de todo o País e o apoio para a capacitação e a superação das adversidades. Os empresários elencaram como principais desafios a gestão do negócio, o crescimento das vendas e a atração de clientes. Também foram citadas questões envolvendo recursos financeiros, pessoal e mão de obra, além de produtos.

Depois da pré-seleção, 1.300 empresas foram qualificadas para a fase seguinte e, a partir dos critérios exigidos pelo projeto, um grupo de 900 recebeu consultorias e orientações mais individualizadas.

Projeto homenageia negócios que se destacaram no Varejo Inteligente

Além de atender a quem busca realizar grandes inovações no próprio negócio, o programa também auxilia os empreendedores que precisam absorver o bê-á-bá da gestão organizacional e financeira. É o caso da empresária Andressa Cristina Pimentel de Barros, que começou com produção de ovos de Páscoa de brownies em 2020 e hoje expandiu o cardápio, com docinhos tradicionais e gourmet para as comemorações. “Foi algo muito despretensioso, só foi acontecendo, não foi planejado, mas, quando vi, estava trabalhando, criei uma lojinha. Antes, eu não sabia diferenciar a pessoa física da jurídica. Não conseguia ter ideia do que a minha empresa rendia. Com as consultorias e os workshops, aprendi mais e estou colocando em prática”, afirma.

Após se dedicar às fases do programa, Andressa comemora os resultados. “Também tive consultorias de marketing e foi incrível. Percebi uma diferença gigante na minha forma de comunicar, gatilhos mentais. Mensurar é bem difícil, mas já estou vendo grandes resultados e é só o início”, destaca a empreendedora.

Os resultados do Varejo Inteligente Conecta Brasil serão apresentados em 31 de outubro, durante um evento aberto ao público no modelo híbrido (presencial com transmissão on-line), que vai premiar os cinco empresários que mais se destacaram no varejo inteligente.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail