Diversificação econômica em territórios minerados

12 de outubro de 2023 às 0h04

img
Crédito: REUTERS/Ricardo Moraes

As práticas sociais no âmbito do ESG têm se limitado às ações internas, muitas delas como política de RH, sem o devido transbordamento socioeconômico na comunidade local. O capitalismo no século XXI, com a intensificação da automação e a ampliação do uso da inteligência artificial, tende a enfrentar problemas relativos à empregabilidade. Nesse contexto, o compartilhamento de valor empresa-sociedade é potencializado, e as ações da empresa no território, com vistas ao seu desenvolvimento, ganham força.

A adoção de práticas ESG pode contribuir para a diversificação econômica de territórios minerados, promovendo o desenvolvimento de outros setores econômicos. Uma empresa mineradora pode investir em projetos de reflorestamento e conservação ambiental, que podem gerar empregos e renda para a população local. Além disso, a empresa pode apoiar o desenvolvimento de pequenas e médias empresas locais, que podem fornecer bens e serviços para a própria mineradora ou para outros setores da economia. A forma mais avançada de contribuição à diversificação econômica é a atração de investimentos de setores portadores de futuro. O desafio nestes casos é a governança dos projetos, que, devem alinhar stakeholders em prol do desenvolvimento do território, com autonomia da sociedade local.

A seguir, são apresentadas algumas ações específicas que as empresas mineradoras podem tomar para promover a diversificação econômica do território onde atuam, e o desenvolvimento da cadeia de fornecedores locais:

Investimento em projetos de reflorestamento e conservação ambiental, com geração de empregos na região.

Apoio ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas locais, fornecendo treinamento, assistência técnica e acesso a mercados.

Apoio ao desenvolvimento de fornecedores locais.

Apoio à diversificação econômica, por meio da governança e gestão de agência de promoção de investimentos.

A adoção de práticas ESG pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de territórios minerados, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais para a população local. A estruturação de agências de atração de investimentos, autônomas, do terceiro setor, financiadas pelas mineradoras, é o ponto mais elevado de uma jornada responsável, com impacto econômico e legado para a região.

A mineração como motor da diversificação econômica: case Ontário, Canadá

O Canadá é um país com uma economia diversificada, mas a mineração continua sendo um importante setor da economia, representando cerca de 4% do PIB e 10% das exportações. No entanto, as regiões mineradoras do Canadá estão cada vez mais buscando diversificar suas economias, para reduzir a dependência da mineração e tornar suas economias mais resilientes às flutuações dos preços das commodities.

Um exemplo de diversificação econômica de uma região mineradora do Canadá é o caso de Sudbury, Ontário. Sudbury é uma cidade que surgiu no início do século XX com a exploração de minério de cobre, níquel e zinco. No entanto, a cidade passou a enfrentar desafios econômicos com a queda dos preços das commodities e o declínio da indústria da mineração.

Para diversificar sua economia, Sudbury buscou desenvolver novos setores, como a indústria de alta tecnologia, o turismo e a educação. A cidade também investiu em infraestrutura e em políticas públicas para atrair novos investimentos.

Como resultado desses esforços, Sudbury conseguiu diversificar sua economia e reduzir sua dependência da mineração. A cidade agora abriga uma série de empresas de alta tecnologia, incluindo a Blackberry, a Vale Inco e a Google. Sudbury também é um destino turístico popular, com atrações como o Observatório de Sudbury e o Museu da Mineração de Sudbury.

Nos últimos 16 anos, tenho me dedicado à atração de investimentos, nas esferas federal, estadual e municipal. Recentemente, engajei-me na agenda transformadora da TSX Invest, onde estamos aplicando a metodologia IPA-TSX para apoiar empresas e territórios no desafio da diversificação econômica.

*CEO TSX Invest e Professor Convidado da FDC

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail