Quando a teoria encontra a prática
Vivemos em uma era promissora para a Educação. Com a ampliação do acesso à internet e diversas ferramentas gratuitas de IA, a informação deixou de ser um material escasso e restrito, estando disponível de forma democrática e quase ilimitada. Entretanto, acessar a informação é apenas parte do processo educacional, precisamos ir além, dar sentido e ação para endereçarmos as grandes questões da atualidade.
Podemos definir informação como um dado organizado e contextualizado, que nos permite saber algo. Para esse dado ser elevado à categoria de conhecimento, é necessária sua interpretação usando experiências, conceitos e novamente contexto. Entretanto, esse conhecimento só gera valor se for aplicado na prática. Peter Drucker, considerado o pai da administração, escreveu na obra “A Sociedade Pós-Capitalista”, de 1993, que o mundo estava deixando para trás uma economia baseada principalmente em capital, máquinas e trabalho físico para entrar em uma sociedade na qual o conhecimento se tornaria o principal recurso econômico. Passados mais de 30 anos, arrisco dizer que o principal recurso atualmente é o conhecimento prático.
Parte das minhas atribuições profissionais me leva a uma maior proximidade com alunos do ensino médio e seus pais na escolha do próximo passo acadêmico. Com frequência, escuto que um dos principais fatores de decisão para a escolha de uma Graduação é a capacidade de integração entre teoria e prática. Esse é inclusive uma constante no discurso e posicionamento das escolas de ensino superior, que prometem um forte componente de prática em seus cursos.
Apesar do discurso, a sua implementação não é tão simples. É preciso uma intencionalidade nas metodologias educacionais para aproximar a teoria, que oferece conceitos, referências e modelos, a prática, que coloca esse conhecimento à prova, revela seus limites e mostra a evolução em nossas rotinas. Na Graduação da Fundação Dom Cabral, por exemplo, temos semanas imersivas no mercado financeiro em São Paulo, mergulho em novas tecnologias no nosso campus, em Nova Lima, e debates sobre ESG na Amazônia como componentes curriculares regulares dos cursos de Administração e Economia, de forma que os alunos vivam as experiências.
O grande desafio é alcançar o equilíbrio entre esses dois mundos aparentemente antagônicos, mas na realidade complementares. Como disse o filósofo alemão Immanuel Kant, a teoria sem a prática é estéril; a prática sem a teoria é cega.
Ouça a rádio de Minas