Minas Gerais é o Estado dos melhores biógrafos da atualidade; conheça alguns

27 de janeiro de 2024 às 5h11

Dedicadas ao tema das biografias, as duas últimas colunas sugeriram a leitura das que foram escritas sobre Jacinto Figueira Junior, Gilberto Braga e Mussum, alguns dos lançamentos mais recentes do mercado editorial brasileiro. Refletindo a respeito do gênero, anotei que Minas Gerais é provavelmente o estado de onde saem os mais respeitados e conhecidos biógrafos da atualidade, sem desmerecer os demais…

Natural de Luz, Ronaldo Costa Couto – atual ocupante da cadeira de número 16 da Academia Mineira de Letras – escreveu as histórias de Juscelino Kubitschek de Oliveira, do Conde Matarazzo, da família Lafer-Klabin e de Fernando Roquette Reis. Agora, com o rigor conhecido, está finalizando mais um trabalho: o que conta a saga do engenheiro Bernardo Sayão.

Já o belo-horizontino Humberto Werneck, titular da cadeira 5, se encarregou de levantar a trajetória de Jayme Ovalle, o “santo sujo”, além de haver escrito alentado perfil de Chico Buarque, que pode ser lido no excelente volume “Tantas palavras”. Nos últimos tempos, vem se dedicando à vida de Carlos Drummond de Andrade, o que certamente resultará na biografia definitiva do poeta itabirano.

O marianense Fernando Morais assinou o inesquecível “Olga”, sobre Olga Benário Prestes, mulher de Luís Carlos Prestes. O best-seller foi adaptado para o cinema e divulgou, entre as novas gerações, o legado da militante deportada por Vargas para a Alemanha nazista. Em outro feito memorável, Morais entregou ao público o já clássico “Chatô”, sobre o jornalista Assis Chateubriand, obra indispensável para a compreensão da história da imprensa brasileira no século vinte, sobretudo sobre as suas relações com o poder. O mesmo autor também divulgou, em “Montenegro”, o que foi a existência de Casimiro Montenegro Filho, pioneiro da aviação, revolucionário de 1930 e fundador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

Versátil, Morais não se esqueceu de um dos mais impressionantes fenômenos literários mundiais e se dispôs a investigar a vida do escritor Paulo Coelho. “O Mago” é narrativa envolvente e sedutora, como o seu protagonista… Recentemente, o biógrafo lançou o primeiro volume de sua alentada produção sobre a trajetória do presidente Lula.

Nascido em Belo Horizonte e atualmente residindo na Suíça, o brilhante Lucas Figueiredo atuou como repórter na imprensa brasileira até decidir dedicar-se exclusivamente aos seus livros, todos marcados pela sua vocação para a reportagem de largo fôlego (cito “Morcegos Negros”, “Ministério do Silêncio – A história do serviço secreto de Washington Luís a Lula” e “Olho por olho – os livros secretos da ditadura”).

Seu talento para biografar emergiu com toda força quando lançou “O Tiradentes: uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier”. Agora, Lucas se dedica a pesquisar a vida de JK, também para a Companhia das Letras. O volume promete acrescentar muitas novidades ao que até hoje se sabe sobre o fundador de Brasília.

Mineiro de Caratinga, Ruy Castro fez carreira como jornalista, trabalhando nos mais prestigiados meios de comunicação do país. Suas biografias sobre Nelson Rodrigues (“O anjo pornográfico”), Garrincha (“Estrela solitária – um brasileiro chamado Garrincha”) e Carmen Miranda (“Carmen”) são primorosas. De algumas ‘biografias’ que Ruy escreveu sobre a cidade do Rio de Janeiro falarei na coluna da semana que vem.

* Jornalista. Doutor em literatura. Presidente emérito da Academia Mineira de Letras.

Conteúdos publicados no espaço Opinião não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do Jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos/das autores/as as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.
Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail