Descaracterização da cava do Germano

25 de agosto de 2023 às 0h02

img
Barragem do Germano | Crédito: Divulgação/Samarco

Em nossa jornada, a segurança é um valor inegociável. Com empenho e responsabilidade concluímos, recentemente, as obras de descaracterização da cava do Germano, em Mariana (MG). A cava do Germano é uma estrutura geotécnica cujo método construtivo foi por meio de alteamentos a montante exclusivamente com rejeito arenoso. As intervenções iniciadas em 2019 fazem parte do Programa de Descaracterização da Samarco, que também inclui intervenções na barragem do Germano.  Dessa forma, reforçamos o compromisso assumido com a sociedade e com os órgãos públicos de finalizar esse processo de maneira segura e sustentável.

Para garantir a segurança geotécnica da estrutura e, ao mesmo tempo, cumprir o planejamento, investimos cerca de R$ 400 milhões somente nas atividades da cava, obedecendo a critérios técnicos internacionais e recomendações de consultores especialistas. Todo o trabalho foi acompanhado por auditorias externas. O programa de Descaracterização, que também contempla o projeto de descaracterização da barragem do Germano, está em estágio avançado, com 65% das intervenções concluídas. Os recursos totais ultrapassam o valor de R$ 3 bilhões.

Como resultado dos esforços empenhados, a descaracterização da cava foi finalizada antes do previsto no termo de compromisso firmado com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Agência Nacional de Mineração (ANM).

Durante a etapa de execução das obras focamos nos quesitos técnicos e de segurança. A estrutura continua sendo monitorada remotamente 24 horas por dia, sete dias por semana pelo Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI) e inspeções contínuas no campo foram feitas por geotécnicos da Samarco e da projetista. Além disso, houve acompanhamento técnico de todas as atividades pelo Engineer of Records (EoR).

Além disso, priorizamos a contratação de força de trabalho local, para que a maioria dos postos de trabalho contemplasse moradores das comunidades que nos recebem e das regiões onde atuamos. Foram criados quase quatro mil empregos no programa de descaracterização. Para atender as demandas de projetos, a Samarco continua oferecendo capacitações profissionais nesses territórios para o desenvolvimento e valorização da força de trabalho local.  

Não posso deixar de mencionar as iniciativas para redução dos impactos ambientais. Realizamos a recomposição vegetal e o controle da qualidade da água devolvida ao meio ambiente.  Fizemos o monitoramento de ruído, acompanhando, cuidadosamente, a fauna e flora, bem como o controle atmosférico. Estas e outras ações estão compartilhadas em nosso Relatório de Sustentabilidade.  

Alcançamos o principal objetivo do projeto, que era atingir a estabilidade geotécnica de longo prazo da cava do Germano. O monitoramento diário permanece, assim como fazemos com todas as nossas estruturas geotécnicas, que possuem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) ativa. Recentemente, passamos por auditoria conforme requisitos estabelecidos pelo Padrão Global da Indústria para Gestão de Rejeitos (GISTM). Criado em 2020 a partir de uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) e do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM, em inglês), este é o primeiro padrão global de boas práticas para o gerenciamento de rejeitos.

Nessa auditoria obtivemos um resultado de 98% de aderência aos 77 padrões estabelecidos. Dessa forma, todas as estruturas classificadas pela norma estão em conformidade com o GISTM e com um processo de monitoramento e governança do padrão estabelecido e praticado de forma contínua.

Sabemos que podemos fazer ainda mais. Estamos operando com 30% da capacidade produtiva, utilizando o sistema de filtragem e empilhamento a seco para disposição de nosso rejeito. A previsão é alcançarmos 100% da capacidade, de forma gradual e segura, até 2028. Nesse sentido, entregas como a descaracterização da cava reforçam nosso compromisso e mostram que estamos no caminho certo. Seguimos acreditando em uma mineração diferente, que sempre compartilhe valor com a sociedade.  

*Diretor de Projetos, Segurança e Meio Ambiente da Samarco

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail