EDITORIAL | Debates Conscientes há 90 anos

28 de junho de 2022 às 0h30

img
Crédito: AdobeStock

Lançamos hoje, nesta edição do DIÁRIO DO COMÉRCIO, o início das comemorações dos 90 anos deste jornal, fundado em 1932 pelo jornalista José Costa. Nove décadas de história não é pouca coisa. Um veículo de comunicação que nasceu com um propósito muito claro, contribuir com o desenvolvimento de Minas, sob a ótica da justiça social, da soberania do País e do bem comum. No início, identificando a necessidade do setor do comércio em saber as cargas que entravam e saíam na Central, única porta de entrada e saída de Belo Horizonte à época.  E, desde sempre, engajando-se em grandes debates nacionais e de Minas: a industrialização, o planejamento da economia, o papel do Estado e das classes produtoras e suas entidades representativas, a campanha do petróleo. A defesa da implantação da indústria siderúrgica em Minas Gerais, criação da Usiminas, da Açominas e da Cidade Industrial, para ficar em alguns exemplos da participação ativa do DIÁRIO DO COMÉRCIO e seu fundador no desenvolvimento econômico do Estado. Tantas “lutas” tiveram um ponto em comum – uma visão de futuro e a articulação de lideranças para fazer acontecer. E fizeram.

Comemorar 90 anos não é apenas uma data festiva. É celebrar e honrar o passado, buscando referências para projetar o futuro que queremos. Se, no século passado, o que movia as grandes lideranças era um projeto de industrialização, hoje nos falta uma aspiração coletiva. Falta-nos articulação e envolvimento – como nos ensinaram José Costa e tantos outros de sua época – para a construção de um projeto comum, que abrace a todos, enfrentando os problemas estruturais da sociedade.

Para celebrar nossos 90 anos, entregaremos conteúdo que ajudará a resgatar essa história e relembrar quem dela fez parte. E provocaremos debates para discutir pontos essenciais para um projeto de futuro: Qualidade da Educação e Cultura; Qualidade da Cidadania e da Democracia; Qualidade de Vida e Ambiental; Inovação e Produção Tecnológica; Geração e Distribuição de Riquezas; e Produção Responsável e Competitividade serão os temas do Diálogos DC 90 anos, que buscará o poder transformador da troca de ideias e do debate entre os diferentes setores e segmentos sociais. Assim, o DC, sempre indo além da notícia, coloca-se como agente mediador propositivo para o fortalecimento da economia mineira.

Mas, mais do que apresentar conteúdo, aproveitaremos a ocasião para fortalecer o nosso posicionamento de mídia propositiva e transformadora. Provocadora de articulação e debates para construção de um mundo mais justo, igualitário e próspero em todos os sentidos e sem deixar ninguém para trás.

E faremos isso gritando a urgência de articulação dos setores produtivos, das lideranças e da sociedade civil organizada para conversar, debater e propor soluções para questões que não podem mais ser jogadas para debaixo do tapete. Se queremos um mundo melhor, sustentável e responsável, com as pessoas e o ambiente, precisamos, cada um de nós, nos apropriar de nossas responsabilidades com as transformações necessárias. O que acontece com o povo indígena, crianças e adolescentes que sofrem abusos de toda ordem, número crescente de pessoas morando nas ruas em condições cada vez mais degradantes, recorde do número de pessoas passando fome, desigualdade social, alteração do clima, desastres decorrentes de chuva, desmatamento, queimadas, uma educação que precisa evoluir. Guerras dizimadoras causadas pelo egoísmo de países guiados por interesses próprios e questionáveis. Tudo isso nos diz respeito. E é por isso, pela compreensão de que algo precisa mudar, que surgem movimentos da Nova Economia, como Economia Verde e o Capitalismo Consciente. Foi por isso que, em 2015, a ONU instituiu os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estamos, de fato, atentos a esta agenda? Estamos, de fato, percebendo os sinais de que estamos falhando como sociedade? Estamos, de fato, entendendo a urgência de repensarmos nossos modelos de negócios e de nos relacionarmos com o mundo? Talvez seja hora de transformar o grande tema do início deste século – Desenvolvimento Sustentável – em ENVOLVIMENTO sustentável, como sugeriu a sábia Monja Coen. É com este espírito que o DIÁRIO DO COMÉRCIO celebra seus 90 anos.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail