Carro-biblioteca volta a circular neste mês na RMBH

O veículo tem capacidade de aproximadamente 4 mil títulos

8 de fevereiro de 2024 às 5h08

img
Crédito: Divulgação/Sabe

O carro-biblioteca, equipamento que leva livros a comunidades socialmente vulneráveis na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), volta a circular de cara nova. A Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual (Sabe). O projeto de adaptação tem como objetivo aperfeiçoar e ampliar o serviço de extensão bibliotecária no Estado de Minas Gerais por meio da melhoria da infraestrutura física e tecnológica do veículo. Inaugurado no dia 28 de novembro, fez sua primeira visita a Vespasiano. A população pode conferir o ônibus moderno, adquirido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Biblioteca Pública Estadual.

Com capacidade de aproximadamente 4 mil títulos, o veículo possui rampa para deficientes físicos, democratizando ainda mais o acesso a toda população. O automóvel atenderá a cinco comunidades, selecionadas devido ao déficit de equipamentos culturais: Vale do Jatobá, Nova Pampulha e Jardim Vitória, em Belo Horizonte; Morro Alto, em Vespasiano; e General Carneiro, em Sabará. 

A ida a cada uma das localidades continuará sendo quinzenal. O Carro-Biblioteca ficará estacionado por três horas em um ponto de parada predeterminado, onde o público poderá pegar os livros emprestados, bem como devolver. No veículo também são oferecidos serviços de promoção de atividades de incentivo à leitura, mediação de leitura, pesquisa escolar e estudo autônomo.

O presidente da Associação de Amigos da Biblioteca, Josenberg Mendes, diz “o que a Sabe faz é sempre colocar o leitor em primeiro lugar. Acreditamos que um dos processos mais interessantes de mediação de leitura e democratização do acesso à informação, está presente na proposta do carro biblioteca, serviço historicamente reconhecido como patrimônio cultural dos mineiros. É um privilégio poder fazer parte desta retomada, junto com outros membros da associação e de toda a diretoria da Biblioteca Pública. O carro biblioteca realmente fará muita diferença para as comunidades que o receberão.”

“O novo carro-biblioteca foi viabilizado por múltiplos esforços. A aquisição do veículo foi viabilizada por uma emenda Parlamentar; o projeto de adaptação interna foi realizado pela Escola de Arquitetura da UFMG; o projeto que contemplou a execução da adaptação, criação de identidade visual, plotagem, renovação de acervo e atividades culturais foi uma parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública Estadual (Sabe), viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Sem o apoio de tantos parceiros seria impossível a renovação do veículo antigo de mais de 30 anos de estrada e esta entrega nos faz sonhar com cada mesorregião de Minas Gerais com seu próprio carro-biblioteca”, detalha Lucas Amorim, diretor do livro, leitura, literatura e bibliotecas.

O Laboratório de Estudos Integrados em Arquitetura, Design e Estruturas (Lade) elaborou o design do novo carro-biblioteca. Sob a liderança da professora Andréa Franco Pereira e com a dedicação das alunas Nathalia Carvalho de Lima e Letícia Ribeiro de Martino, do curso de design, o projeto visou não só a adaptação do acervo ao ônibus, mas melhorar a experiência para leitores e atendentes. Os estudos foram guiados pelo design centrado no usuário, mergulhando nas necessidades e expectativas de todas as pessoas no seu atendimento itinerante.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail